Daguerreótipos de Agnès Varda
estética e política nas figurações da intimidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44758Palabras clave:
estética, política, Agnès Varda, Daguerreótipos, figurações da intimidadeResumen
Daguerreótipos (1975) é um documentário ou filme-ensaio de Agnès Varda (1928-2019), que apresenta retratos de seus vizinhos, os pequenos comerciantes da Rua Daguerre, em Paris. Esses retratos podem ser compreendidos como figurações da intimidade que refletem os limites entre eles e as aproximações decorrentes do cuidado com o qual a cineasta se endereça aos seus entrevistados. O texto desenvolve uma análise interpretativa que visa caracterizar essas figurações da intimidade através do olhar curioso e caloroso de Varda transposto para o filme em silêncio, longa duração e delicadeza. Também delineia uma dimensão política articulada à forma que Varda se aproxima de seus entrevistados, como um modo de vida, e traz sua significação aos espectadores, por meio de sua cinescrita poética.
Citas
ALTER, Nora. The essay film: after fact and fiction. New York: Columbia University Press, 2018.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTHES, Roland. O neutro: anotações de aulas e seminários ministrados no Collège de France, 1977-1978. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZIN, André. Le Parisien Libéré, 7 de janeiro de 1956.
BORGES, Cristian; CAMPOS, Gabriela; AISENGART, Ines (org.). Agnès Varda: o movimento perpétuo do olhar. Rio de Janeiro/São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006.
CÂMARA, Vasco. Vivo enquanto me recordo. Ípsilon, 23 de julho de 2009, atualizado em setembro de 2009. Disponível em: https://www.publico.pt/2009/07/23/culturaipsilon/noticia/quotvivo-enquanto-me-recordoquot-237161. Acesso em: 17 fev. 2023.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
DEROO, Rebecca J. Agnès Varda: Between Film, Photography, and Art. Oakland, CA: University of California Press, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Ed. 34, 2020.
OBRIST, Hans-Ulrich (org.). Entrevistas, v. 3. Rio de Janeiro: Cobogó; Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2010.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.
KLINE, T. Jefferson (ed.). Agnès Varda: Interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2014.
LEMOS, Rodrigo de. A sinfonia do homem comum: Daguerreótipos, de Agnès Varda. Estado da Arte, 4 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/varda-daguerreotypes-de-lemos. Acesso em: 17 fev. 2023.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO Experimental Org.: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2011.
VALÉRY, Paul. Poesia e pensamento abstrato. In: VALÉRY, Paul. Variedades. Organizado por João Alexandre Barbosa. São Paulo: Iluminuras, 2000. E-book.
YAKHNI, Sarah. Cinensaios de Agnès Varda: o documentário como escrita para além de si. São Paulo: Hucitec, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fernanda Albuquerque de Almeida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.