De cavaleiros redivivos e castelos no céu
politextualidade em Camelot 3000
Palabras clave:
Artes - estudo e ensino, Camelot, História em quadrinhoResumen
Da Idade Média aos nossos tempos, o lendário rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda têm protagonizado incontáveis obras de ficção, cabendo ao romance de cavalaria Le Morte D’Arthur, de Thomas Malory, dar à lenda a forma pela qual a conhecemos hoje. No âmbito dos quadrinhos, uma das mais notáveis recriações do livro de Malory é a série Camelot 3.000 (1982- 1985) escrita por Mike Barr e desenhada por Brian Bolland. Parte recriação e parte continuação da história do livro, Camelot 3.000 reencena a saga num universo de ficção científica. Este ensaio discute como determinados elementos literários recriados na história em quadrinhos são “filtrados” por outros textos – mais especificamente pela ficção científica, por outras histórias em quadrinhos, pelo cinema arturiano e por temáticas e valores em evidência à época da criação de Camelot 3.000.
Citas
AGUIAR, Flávio. Literatura, cinema e televisão. In: PELEGRINI, Tânia; JOHNSON, Randal; XAVIER, Ismail; GUIMARÃES, Hélio; AGUIAR, Flávio; Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003. p. 115–141.
BARR, Mike; BOLLAND, Brian. Camelot 3000. Volume 1. New York: DC Comics, 1982. 28 p.
BARR, Mike; BOLLAND, Brian. Camelot 3000. Volumes 2 a 9. New York: DC Comics, 1983. Volumes de 28 p.
BARR, Mike; BOLLAND, Brian. Camelot 3000. Volumes 10 e 11. New York: DC Comics, 1983. Volumes de 28 p.
BARR, Mike; BOLLAND, Brian. Camelot 3000. Volume 12. New York: DC Comics, 1985. 28 p.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz, Cibele Braga, Ariana Souza Santos, Claus Clüver, Yun Jung Im e André Melo Mendes. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. p. 107-166.
ECO, Umberto. Leitura de Steve Canyon (1964). Trad. Pérola de Carvalho. In: ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987. p.129-179.
FOSTER, HAL. Príncipe Valente: na corte do Rei Arthur. Volume 1 (1937-1938). Trad. René Ferri. São Paulo: Opera Graphica, 2006. 104 p.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. (1995). Trad. Márcia Arbex. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. p. 167-189.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo (1932). Trad. Vidal de Oliveira e Lino Vallandro. Rio de Janeiro: Globo, 1996. 242p.
MALORY, Sir Thomas. Le Morte D'Arthur (1485). 2 v. London: J. M. Dent, 1947.
NYBERG, Amy Kiste. Seal of approval: the history of the Comics code. Jackson: University of Mississipi Press, 1998. 224 p.
RAYMOND, Alex. Flash Gordon: Mongo, the planet of doom (1934). Northampton: Kitchen Sink Press, 1990.
SHELLEY, Mary. Frankenstein (1831). Trad. Miécio Araujo J. Honkis. Porto Alegre: L&PM, 1985.
TONDRO, Jason. Camelot in comics. In: SKLAR, Elizabeth S. et al. (Org.). King Arthur in popular culture. Jefferson, North Carolina: McFarland, 2002. p. 169-181.
The sword in the stone (A espada era a lei). Direção de Wolfgang Reitherman. Walt Disney Productions, EUA, 1963.
Camelot. Direção de Joshua Logan. Warner Brothers, EUA, 1967.
Excalibur. Direção de John Boorman. Warner Brothers, EUA, 1981.
Knights of the round table (Os cavaleiros da távola redonda). Direção de Richard Thorpe. MGM, EUA, 1953.
Star wars. Direção de George Lucas. 20th Century Fox, EUA, 1977.
MONTEIRO, Mario Feijó Borges. Da cavalaria à ficção científica: o rei Artur e os cavaleiros da távola redonda em quadrinhos. In: FURTADO, Antonio L. (Org.). Ensaios arturianos. Publicado on-line pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. 2003. http://www-di.inf.puc-rio. br/~furtado/ensaios1.doc
SAYADAW, Mahasi. The theory of karma. Texto publicado em Buddhist Studies: Buddha Dharma Education Association & Buddhanet – http://www.buddhanet.net/e-learning/karma. htm. 2007.
WELLS, H. G. The war of the worlds (1898). Versão eletrônica publicada pelo Project Gutemberg em http://www.gutenberg.org/files/36/36- h/36-h.htm. 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.