O estereótipo das coristas na dramaturgia de Tennessee Williams

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.26193

Palavras-chave:

Artes da cena, Dramaturgia, Teatro, Tennessee Williams, In Our Profession

Resumo

A dramaturgia da peça em um ato In our Profession, de Tennessee Williams, coteja a figuração dramatúrgica estereotipada das coristas, identificada em diversas obras de sua fase inicial. Com essa identificação, este trabalho revelou a mulher retratada de forma satírica, em contraponto com o papel social de gênero. Denotou, também, o emprego das formas expressionista e épica não brechtiana para dar conta do conteúdo crítico social no retrato destas showgirls. A abordagem contemplou a análise de expedientes estéticos e históricos da conjuntura da peça. Por fim, apresentou o dramaturgo como um crítico sociopolítico que utiliza diálogos líricos inspirados em roteiros cinematográficos da década de 1930.

Biografia do Autor

Luis Marcio Arnaut de Toledo, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes - ECA -USP em Teoria e Prática do Teatro, também é especialista em Teatro-Educação, licenciado em Teatro, engenheiro e Mestre em engenharia.

Dramaturgista, tradutor e revisor de Not about Nightingales para a Cia Triptal em 2019 para o espetáculo Inferno – um interlúdio expressionista com direção de André Garolli.

Convidado especial do Provincetown Tennessee Williams Theater Festival na cidade de Provicetown, nos Estados Unidos, para apresentar o panorama da obra de Tennessee Williams no Brasil em 2019 e representar o Brasil no Festival.

Autor do livro Tennessee Williams: Algo não dito, 2017, editora Giostri.

Com mais cinco livros publicados, é ator, educador e dramaturgo.

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

TOLEDO, L. M. A. de. O estereótipo das coristas na dramaturgia de Tennessee Williams. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 438–463, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.26193. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/26193. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos - Seção aberta