L’invisible comme mémoire visible
l'événement photographique et la fabrication du réel à travers trois photographes brésiliens
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44839Mots-clés :
Photographie analogique, Événement photographique, Fabrication, Archives, MémoireRésumé
Le présent article propose de discuter l’événement dans la photographie analogique contemporaine, en se basant sur la notion d’abstraction de Vilém Flusser et sur une analyse des mémoires liées au fonctionnement des appareils photographiques. Ces concepts nous servent à examiner comment les œuvres des photographes brésiliens Claudia Andujar, Eustáquio Neves et Alice Miceli se comportent comme des archives instables et latentes, construites comme un geste d’abstraction et de fabrication du réel.
Références
ALBRO, Jonas. The Cost of Our Choices: Alice Miceli’s Projeto Chernobyl at the Americas Society. Arte Fuse, 1 jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SW7i9Q. Acesso em: 14 out. 2020.
ARAÚJO, Paula Martinelli. Eustáquio Neves: sujeito fotográfico – memoria e imagen. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Forte. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1974.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (ed.). Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011. p. 239-255
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 55-73. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Underway to the Dual System: Classical Archives and Digital Memory. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 81-94. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Archives in Transition: Dynamic Media Memories. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 95-101. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Arqueologia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia. Tradução de Natália Aly. TECCGOS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 14, p. 42-62, jul.-dez. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/36jyirL. Acesso em: 27 set. 2020.
ERNST, Wolfgang. Chronopoetics: The Temporal Being and Operativity of Technological Media. London: Rowman & Littlefield, 2016b.
ERNST, Wolfgang. Texts and notes on media tempor(e)alities. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjb24jamvbsAhUmHbkGHds0ApUQFjAAegQIBRAC&url=https%3A%2F%2Fwww.musikundmedien.hu-berlin.de%2Fde%2Fmedienwissenschaft%2Fmedientheorien%2Fernst-in-english%2Fpdfs%2Fmedia-time.pdf&usg=AOvVaw19lB6xOwI8xltsvOvuafuv. Acesso em: 7 out. 2020.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, volume I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FALCI, Carlos. Condições para a construção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FALCI, Carlos. Uma poética dos rastros com ambientes efêmeros de memória. In: GOBIRA, Pablo; MUCELLI, Tadeus. Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2017. p. 244-257. Disponível em: https://bit.ly/3jlmoBp. Acesso em: 30 set. 2020.
FATORELLI, Antônio. Do analógico ao digital: negociações e ultrapassagens. In: Dossiê: Fotografia e Audiovisual: aproximações possíveis? Ícone, v. 15, n. 2, out. 2014.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Coimbra: Annablume, 2012.
FONSECA, Márcio. Casa Memória do Filme – Eustáquio Neves: obra sobre papel abre a exposição “Memória do Filme”, com obras inéditas do renomado fotógrafo Eustáquio Neves. ArtArte, 27 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3iX3jEJ. Acesso em: 14 out. 2020.
GALERIA: MEMÓRIA DO Filme, de Eustáquio Neves. About Light, 26 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lYkOGL. Acesso em: 14 out. 2020.
HORN, Evelyse Lins. Fotografia-expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea. XI Prêmio Funarte de Fotografia 2010, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3l0BPzh. Acesso em: 28 set. 2020.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LOMBARDI, Kátia Hallak. Fotografias de conflito: o que permanece? Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 11, p. 13-32, jul./dez. 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de C. A. de Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MICELI, Alice. Sem entrada e sem saída: o diário de viagem da fotógrafa Alice Miceli rumo a Chernobyl. Revista de Fotografia Zum, 11 jul. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/radar/alice-miceli-chernobyl/. Acesso em: 14 out. 2020.
MICELI, Alice; LAVIGNE, Nathalia. Radiação, campos minados e epidemias: a artista Alice Miceli investiga espaços atravessados pelo invisível. Revista de Fotografia Zum, 29 maio 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/entrevista-alice-miceli/. Acesso em: 14 out. 2020.
MICELI, Alice. Paisagens misteriosas: Alice Miceli entrevistada por Louis Bury. Bomb Magazine, 9 jan. 2020. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/uncanny-landscapes-alice-miceli-interviewed/. Acesso em: 15 dez. 2020.
NEVES, Eustáquio. In: Exposição Memória do Filme. Chicken or pasta, 2018. Disponível em: https://chickenorpasta.com.br/guia-fim-de-semana/as-boas-do-mes-de-julho-em-belo-horizonte/para-inspirar. Acesso em: 7 jun. 2023.
NOGUEIRA, Thyago (org.). Claudia Andujar: a luta Yanomami. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
SOARES, Francisco; CRUZ, Maria Teresa. Estórias Portugal-África: concepção de um espaço digital de partilha. Media e Jornalismo, v. 16, n. 29, p. 27-42, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_2. Acesso em: 27 set. 2020.
SOARES, Lílian. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Resenha do texto de André Rouillé (São Paulo: Editora SENAC, 2009). Revista Poiésis, n. 15, p. 243-246, jul. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15_Fotografia.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
SORREL, Charlie. Blind Camera Takes Photos From Other Side of the World. Wired, 3 maio 2010. Disponível em: https://bit.ly/31no46H. Acesso em: 14 out. 2020.
SPIEKER. Sven. The Big Archive: Art from Bureaucracy. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 131-192. Disponível em: https://bit.ly/3dVTxl8. Acesso em: 25 out. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bárbara Lissa, Maria Vaz, Carlos Falci, Bruni Emanuele Fernandes 2023
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.