Espaço social e obra de arte
do White Cube à Casa Negra
Palavras-chave:
Museu, exposição, in sutu, público, cubo branco e casa negraResumo
Desde o início dos anos sessenta, a evolução do espaço social da arte na Europa e na América do Norte caracteriza-se por uma dupla mutação do museu : de um lado, ele transforma-se de lugar de destinação final das obras mais originais e exemplares num dos lugares que vão suplantar o ateliê como espaço de produção ; de outro lado, ele vê seus públicos evoluirem, dos happy few, mestres do código dos códigos, segundo a expressão de Pierre Bourdieu, aos públicos de massas compositas, conduzidos por motivações muito diversas.
Referências
BUREN, Daniel. Entretien avec Liza Bear, Avalanche, dezembro de 1974, p.18-19.
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind E.; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H. D. Art since 1900 modernism antimodernism postmodernism. New York: Thames and Hudson, 2004.
HUBER, Thomas. Mesdames et Messieurs. Conférences 1982-2010, Genève: Mamco, 2012.
O’DOHERTY, Brian. White Cube. L’espace de la galerie et son idéologie, Zürich: JRP/Ringier, 2008.
POINSOT, Jean-Marc (org.) Daniel Buren Les Ecrits 1965-1990. Bordeaux: CapcMusée d’art contemporain, 1991, vol.1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.