A METÁFORA DO DIABO EM WOLFGANG VON GOETHE E VILÉM FLUSSER
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E MODERNIDADE
Palavras-chave:
Johann Wolfgang von Goethe, Vilém Flusser, modernidadeResumo
Johann Wolfgang von Goethe, em Fausto, e Vilém Flusser, em A História do Diabo, serviram-se da mesma metáfora do mal para, cada um a seu modo, escrever seu tempo. O presente artigo estabelece uma reflexão sobre a modernidade considerando o pensamento político, ético e estético de cada um desses autores, tendo como mote a figura do diabo. Se em Goethe Mefistófeles age sobre o indivíduo moderno, incitando a busca incessante pela satisfação dos seus anseios, em Flusser o diabo ganha um sentido mais geral, é o próprio tempo como progresso e atua na humanidade como um todo, impulsionando também a arte para sua constante renovação.
Referências
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. Trad. Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Editora Schwarcz, 1986.
ECKERMANN, Johann Peter. Conversações com Goethe. Trad. Marina Leivas Bastian Pinto. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
FLUSSER, Vilém. A História do Diabo. 3ª ed. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto I. Trad. Jenny Klabin Segall. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2014.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto II. Trad. Jenny Klabin Segall. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
GOETHE, Johann Wolfgang. Memórias: Poesia e Verdade. Trad. De Leonel Vallandro. 2a ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.
LEPENIES, Wolf. The seduction of Culture in German History. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.