ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO
O CINEMA VISTO PELO SEMANÁRIO LAR CATÓLICO.
Palavras-chave:
Crítica Cinematográfica, Igreja Católica, Lar CatólicoResumo
Este artigo tem por objetivo lançar um olhar para as notícias e artigos de cinema no semanário Lar Católico, um dos mais influentes jornais católicos do Brasil. O Lar Católico era uma publicação da Congregação do Verbo Divino, que administrava a mais importante instituição educacional da cidade de Juiz de Fora, o Colégio Academia do Comércio. O semanário pode ser considerado parte de uma estratégia da Igreja Católica que percebeu o poder ideológico dos meios de comunicação como arma para propagar as ideias e os preceitos cristãos em um contato direto com o mundo.
Referências
ALCÂNTARA, M.L.B. Cinema, quantos demônios (a relação da Igreja com o cinema). Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.
CHAVES, Geovano Moreira. A tela imoral; aspectos do projeto da Igreja Católica para o cinema via encíclicas papais Vigilant Cura (1936) e Miranda Prorsus (1957). São Paulo: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, julho de 1011.
COUTINHO, Mário Alves & GOMES, Paulo Augusto. Presença do CEC: 50 anos de cinema em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Crisálida, 2001.
FREITAS, José E.; MELO, Geraldo L. Murílio Hingel, o professor que fez escola. Juiz de Fora: INDEC, 2004.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Vol. I e II, 1981.
LUCENA, Lili Paola. “Nenhum Lar sem o Lar Católico!”: Discursos e vivências sobre gênero, família e sexualidade no jornal Lar Católico (1954- 1986). Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
LUDMANN, René. Cinema, Fé e Moral. Lisboa: Editora Aster, 1959.
MALUSÁ, Vivian. Católicos e Cinema em São Paulo: O Cine-clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luis. Campinas, Dissertação de mestrado, IA/Unicamp, 2007.
OLIVEIRA, Elysabeth Senra. Uma geração cinematográfica. Intelectuais mineiros da década de 50. São Paulo: Annablume, 2003.
PAES, D. N. G. Olhar ativo: A Central Católica de Cinema do Rio de Janeiro (1954-1971).Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
PEREZ, Luiza Quinet Ramos; MUSSE, Christina Ferraz. “Lar Católico”: a igreja e a função pedagógica da imprensa. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 3., Rio de Janeiro. Anais… Porto Alegre: Alcar, 2014.
RIBEIRO, Brênio Peters; ARANTES, Haydêe Sant’Ana; MUSSE, Christina Ferraz. CEC - Centro de Estudos Cinematográficos: a memória do pioneirismo do cineclube em Juiz de Fora. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia, Unicentro, Guarapuava, Paraná, 2011.
RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte. Do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
SILVA, Alessandra Belo Assis. Trabalho, Justiça e Reestruturação Produtiva. Juiz de Fora, década de 1950. São Paulo: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, julho 2011.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: editora SENAC, 1999.
Periódicos
A TÔRRE DE MARFIM - Revista de Orientação Cinematográfica. Do XI ao VX ano, do volume 77 ao 126, período de março de 1960 a dezembro de 1964. Tipografia Lar Católico e/ou Sociedade Propagadora Esdeva: Juiz de Fora, Minas Gerais. Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Juiz de Fora, Minas Gerais.
CEC-JF acervo depositado no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais.
DIÁRIO MERCANTIL, março de 1962. Acervo Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Juiz de Fora, Minas Gerais.
LAR CATÓLICO. Acervo depositado na Biblioteca Redentorista, período de 1940-1967, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Sitiografia
Papa Pio XI. Apostolado Veritatis Splendor. Vigilanti Cura. Disponível em: . Acesso em 16 de abril de 2012.
Papa Pio XII. Apostolado Veritatis Splendor. Miranda Prorsus. Disponível em: .Acesso em 16 de abril de 2012.
<https://memoriasdaimprensajf.wordpress.com/.> Acesso em 20 de julho de 2016.
<http://www.ufjf.br/minasecinema/. >Acesso em 20 de julho de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.