Found archives of a lost artist
diário de processo ou um estudo por uma biografia anônima
Palavras-chave:
Arquivo, Memória, Biografia anônimaResumo
Seria possível biografar uma pessoa anônima? C. P. é um artista perdido no tempo e no espaço. Encontro seus arquivos e tento inventariá-los, a fim de conhecê-lo. Este ensaio parte das notas do meu diário de processo em direção a questionamentos acerca do estatuto do real nas biografias e nos arquivos.
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet, 7a edição. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. Two versions of the imaginary. In: ______. The Space of Literature. Trans. Ann Smock. Lincoln: University of Nebraska Press, 1989. p. 417-427.
BRUCK, Mohazir Salomão. Biografias e literatura: entre a ilusão biográfica e a crença na reposição do real. 1ª edição. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La Imagem-malicia: Historia del arte y rompecabezas del tempo. In: ______. Ante el Tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006. p. 135-154.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O que é a imagem dialética. In:______. História e arte: imagem e memória. Campinas: Mercado das Letras, 2012.p. 21-34.
LEJEUNE, Philippe. Autobiografia e ficção. In: ______. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2008.
LISSOVSKY, Maurício. Quatro + uma dimensão do arquivo. In: MATTAR, E. (Org.) Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro: s/ed., 2004,p. 47-63.
__________________. Viagem ao país das imagens: a instabilidade das fotografias e suas propriedades combinatórias. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem contemporânea: cinema, TV, documentário, fotografia, videoarte, games... São Paulo: Hedra, 2009.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2007.
ROUILLE, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.
WOOLF, Virginia. A arte da Biografia. Dispositiva – Revista do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC – Minas. Trad. Norida Teotônio de Castro, n. 2, 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.