Performance do encontro
a experiência de si, do outro e da cidade como busca poética
Palavras-chave:
Arte relacional, Performance, EncontroResumo
Tomando como ponto de partida a reflexão da prática das performers Eleonora Fabião e Tania Alice, este estudo pretende caracterizar a noção de encontro. O objetivo é elaborar uma possível poética, a Performance do Encontro, transitando entre a experiência vivenciada e a teoria, construindo conhecimento no ato performativo.
Referências
AHMED, Sara. Strange Encounters: embodied Others in Post-Colonialism. London / New York: Routledege, 2000.
ENCONTRO. In: CALDAS AULETE. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Org. Paulo Geirer. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOURRIAUD, Nicholas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRINKEMA, Eugenie. The Forms of the Affects. Duke University Press: Durkan & London, 2014.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: Criação de um Tempo Espaço de Experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia. Tradução de Bento Prado Jr.; Alberto Alonso Muniz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FABIÃO, Eleonora. O programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista do LUME, n. 4, dez. 2013.
FEIX, Tania Alice. A performance como (r)evolução dos afetos. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2014.
______. Performance. Ensaio. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2010.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa SomáticoPerformativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ, vol. 1-2, p. 76-95, 2014.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
PHELAN, Peggy. Estudios Avanzados de Performance. Org. Diana Taylor; Marcela Fuentes. México: Fondo de Cultura Económica, 2011. p. 93-121.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.