Lembranças de um vazio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.48337

Palavras-chave:

Fotografia, luz, Acervo, Memória, Poética do acaso

Resumo

Este ensaio explora um arquivo fotojornalístico com uma abordagem poética, usando
imagens com personagens em luzes estouradas para representar o autoapagamento do
autor, em meio à depressão e à precarização profissional. Também aborda mudanças no
jornalismo, resultando em demissões, incluindo a do autor, enquanto busca decifrar uma
mensagem oculta por meio desses desvios acidentais.

Biografia do Autor

Diorgenes Pandini, Udesc

Diorgenes Pandini é artista, fotógrafo e jornalista, atualmente dedicado ao mestrado em Artes Visuais na UDESC, na linda de Processos Contemporâneos Artísticos. Graduado em Comunicação Social pela UNIVALI, destacou-se em diversas áreas, participando ativamente de grupos de estudos como Articulações Poéticas (Udesc) e Núcleo de Fotografia e Arte (Nefa). Com mais de uma década de experiência em veículos de imprensa catarinenses, contribuiu significativamente, notabilizando-se na cobertura da Copa do Mundo na Rússia (2018) e na reportagem da tragédia da Chapecoense em Medellín (2016). Em 2019, alcançou destaque nas artes visuais com sua primeira exposição individual na Fundação Cultural Badesc, apresentando um ensaio fotográfico produzido durante a Copa do Mundo. Atualmente, sua pesquisa de mestrado explora as nuances, poéticas e potências da ressignificação e subversão do dispositivo, utilizando seu acervo jornalístico para construir uma visão documental autobiográfica poética, revelando vestígios de sua jornada ao longo de mais de uma década no fotojornalismo.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG,

ENTLER, Ronaldo. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. 203 p. Tese

(Doutorado em Comunicação e Artes) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra. Notas sobre uma estética do desaparecimento na obra de

Rosângela Rennó. Contemporânea: revista de comunicação e cultura, Bahia, v. 8, n.1, set. 2010.

Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/

/3397. Acesso em: 27 out. 2023.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

PANDINI, D. Lembranças de um vazio. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 307–316, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.48337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48337. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaio visual