O sumiço da menina, o aparecimento da mãe e o nascimento do mito em A festa da menina morta (2008)
imagens-espelho e persona
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52376Palavras-chave:
Mito, Ritual, Imagem-espelho, cinemaResumo
Entende-se o cinema como meio privilegiado para pensar as imagens, sua relação com a consciência e seus diversos mascaramentos. Apresenta-se a cena do retorno da mãe no filme A festa da menina morta (2008), através da psicologia profunda e da noção de imagem-espelho. É nas profundezas do inconsciente que se identifica o conflito do personagem Santinho com a mãe desaparecida e sua dificuldade em se desvencilhar dela para seguir sua própria trajetória. Conclui-se que o mito da menina morta se impõe à comunidade por meio de um culto à expressão de um feminino violentado, também retratado na própria personagem de Santinho e que lhe serve de compensação à falta de resposta sobre o desaparecimento de sua mãe
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