Mascaramento, memória e objetos afetivos
Uma cartografia de processos de criação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52654Palavras-chave:
Mascaramento, Poéticas Cênicas, Teatro de AnimaçãoResumo
Este artigo apresenta a cartografia de um conjunto de processos de experimentação com
máscara e mascaramento no Teatro de Animação que, ao longo da trajetória do artista pouco a pouco consolidam os indutores, princípios e procedimentos de uma poética do afeto, do encontro, da intimidade e da celebração, fundamentada na construção de um
estado de presença e permanência, induzido por objetos e memórias afetivos, mas também pela intimidade e colaboratividade dos processos. Destacam-se como princípios o devir menor, o corpo dilatado, o corpo atento, o estado de presença e o estado de permanência. Compõe-se uma máquina de criação que funciona quando o corpo do atuante se coloca em contato de intimidade e celebração com outros atuantes e com o espectador.
Referências
BORGES, J. O desenhador sem alarde. Zeco Pacha, Belém, 3 jan. 1960. Disponível em:
https://zecopacha.blogspot.com/. Acesso em: 23 abr. 2024.
CURTO, A. L. Índio, manual da saúde. Como: Grafiche Lambro, 1993.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2011. (v. 1).
Publicado originalmente em 1980.
KASTRUPP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUPP, V.;
ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa Intervenção e Produção de
Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.
PACHA, A. A procissão do corpo arte: um trajeto do encontro. In: ANDRADE, S. S.; JUNIOR, M. S. B.
(org.). Etnocenologia amazônica: corpo-encostado. Belém: Paka-Tatu, 2022. p. 235-248.
PASSOS, E.; KASTRUPP, V.; ESCÓSSIA, L. da (org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa
Intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da. Estado de bonequice: entre a menina que engole lágrimas
pelos olhos e a mulher em fuga do hospital de bonecas. 2023. 98 f. Tese (Doutorado em Artes) –
Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Latif, Anibal Pacha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.