Mascaramento, memória e objetos afetivos

Uma cartografia de processos de criação

Autores

  • Anibal Pacha UFPA
  • Larissa Latif UFPA

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52654

Palavras-chave:

Mascaramento, Poéticas Cênicas, Teatro de Animação

Resumo

Este artigo apresenta a cartografia de um conjunto de processos de experimentação com
máscara e mascaramento no Teatro de Animação que, ao longo da trajetória do artista pouco a pouco consolidam os indutores, princípios e procedimentos de uma poética do afeto, do encontro, da intimidade e da celebração, fundamentada na construção de um
estado de presença e permanência, induzido por objetos e memórias afetivos, mas também pela intimidade e colaboratividade dos processos. Destacam-se como princípios o devir menor, o corpo dilatado, o corpo atento, o estado de presença e o estado de permanência. Compõe-se uma máquina de criação que funciona quando o corpo do atuante se coloca em contato de intimidade e celebração com outros atuantes e com o espectador.

Biografia do Autor

Anibal Pacha, UFPA

Anibal Pacha é professor da ETDUFPA e doutorando em Artes (PPGARTES/UFPA). Sua trajetória artística se configura principalmente nos seguintes temas: teatro de animação (direção, ator-manipulador e bonequeiro); teatro (direção, cenografia, figurino e adereços); vídeo e cinema (direção, direção de imagem, direção de arte e figurino); televisão (programa infantil Catalendas, da Tv Cultura do Pará, com o In Bust Teatro com Bonecos, na função de direção de arte, bonequeiro, cenógrafo e intérprete) e artes plásticas. Sua pesquisa, atualmente, se desenvolve sobre as potências poéticas do mascaramento.

Larissa Latif, UFPA

Larissa Latif é doutora em Artes Cênicas (UFBA) e profesora do ICA/UFPA, onde atua na ETDFUPA e no PPGARTES. Seus interesses de pesquisa são os corpos ciborgues, os corpos mascarados e os corpos quiméricos, abordados sob a perspectiva dos diálogos entre as Artes Cênicas, os Estudos de Gênero, os Estudos Culturais e os Estudos do pós-humano. 

Referências

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

CORREIA, A. J. P.; SARÉ, L. L. Mascaramento, memória e objetos afetivos: Uma cartografia de processos de criação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 128–151, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52654. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52654. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê