A formação profissional em Ciência da Informação em Portugal: desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação, formação profissional, modelo poliédrico

Resumo

Fernanda  Ribeiro,  atual  diretora  da  Faculdade  de  Letras  da  Universidade  do  Porto,  é  licenciada em  História  pela  Faculdade  de  Letras  da  mesma  Universidade,  detentora  de  um  diploma  do Curso  de  Bibliotecário-Arquivista  pela  Faculdade  de  Letras  da  Universidade  de  Coimbra,  e doutora pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É atualmente professora Catedrática do   Departamento   de   Jornalismo   e   Ciências   da   Comunicação, foi presidente   do   mesmo departamento  entre  fev.  2010  e  set.  2014.A  professora  dedica-se  a  pesquisas  relacionadas  à organização e representação da informação, acesso e recuperação, especialmente em arquivos, e a   questões   teóricas   e   metodológicas   da   Ciência   da   Informação,   bem   como   a   formação profissional nesta mesma área. Na  ocasião  da  preparação  do  XVIII  Seminário  Nacional  de  Bibliotecas  Universitárias  (SNBU 2014),  realizado  em  Belo  Horizonte,  a  pesquisadora  que  atuou  no evento  como  observadora internacional, concedeu entrevista à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas (RBU).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ribeiro, Universidade do Porto

    Doutora em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

  • Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professora Titular da Escola de Ciência da Informação.

Referências

Não se aplica.

Downloads

Publicado

03/07/2025

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

A formação profissional em Ciência da Informação em Portugal: desafios e perspectivas. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 91–100, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3077. Acesso em: 10 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.