Estudo do Usuário nas Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul

  • Michele Marques Baptista UCS
  • Márcia Servi Gonçalves

Resumo

O artigo apresenta os resultados do estudo de usuário realizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SiBUCS1 através do método de pesquisa quantitativa aplicada à comunidade acadêmica da instituição. Esse estudo teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS, bem como analisar e suprir suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos. Também, por meio dos resultados obtidos, pode-se traçar um perfil do usuário, verificando alguns hábitos para a recuperação da informação, além de identificar e compreender suas necessidades. Quanto à metodologia aplicada, esse estudo baseou-se na elaboração de um questionário eletrônico contendo 18 questões de múltipla escolha. Após, esse questionário foi disponibilizado por meio de um link gerado pelo Google Formulários e enviado por e-mail para a comunidade acadêmica da instituição. Quanto ao fechamento do questionário, houve um espaço de sugestões para servir como melhoria aos serviços oferecidos. A maior parte dos usuários declarou que encontra, na maioria das vezes, o material que procura e qualifica os serviços da biblioteca de forma positiva. Estudo de usuários como esse em bibliotecas são relevantes para mensurar o grau de satisfação e conhecer o perfil do público a quem se destina.


Biografia do Autor

Michele Marques Baptista, UCS

Bibliotecária da Universidade de Caxias do Sul, ocupando o cargo de Coordenadora Administrativa do SiBUCS e Arquivo Central. Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade.

http://lattes.cnpq.br/3663949364283077

Márcia Servi Gonçalves
Bibliotecária da Universidade de Caxias do Sul e Especialista em Gestão de Pessoas.
Publicado
2018-12-14
Como Citar
Baptista, M., & Gonçalves, M. (2018). Estudo do Usuário nas Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3108
Seção
Artigos