Estudo do Usuário nas Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul
Resumo
O artigo apresenta os resultados do estudo de usuário realizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SiBUCS1 através do método de pesquisa quantitativa aplicada à comunidade acadêmica da instituição. Esse estudo teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS, bem como analisar e suprir suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos. Também, por meio dos resultados obtidos, pode-se traçar um perfil do usuário, verificando alguns hábitos para a recuperação da informação, além de identificar e compreender suas necessidades. Quanto à metodologia aplicada, esse estudo baseou-se na elaboração de um questionário eletrônico contendo 18 questões de múltipla escolha. Após, esse questionário foi disponibilizado por meio de um link gerado pelo Google Formulários e enviado por e-mail para a comunidade acadêmica da instituição. Quanto ao fechamento do questionário, houve um espaço de sugestões para servir como melhoria aos serviços oferecidos. A maior parte dos usuários declarou que encontra, na maioria das vezes, o material que procura e qualifica os serviços da biblioteca de forma positiva. Estudo de usuários como esse em bibliotecas são relevantes para mensurar o grau de satisfação e conhecer o perfil do público a quem se destina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.