Estudo do usuário nas bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul
User study in the libraries of the University of Caxias do Sul
Palavras-chave:
Estudo de usuário, Biblioteca universitária, Necessidades de informação, Universidade de Caxias do Sul, Sistema de bibliotecas, Serviços informacionaisResumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo de usuário realizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (SiBUCS) por meio do método de pesquisa quantitativa aplicada à comunidade acadêmica da instituição. Esse estudo teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS, bem como analisar e suprir suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos. Também, por meio dos resultados obtidos, pode-se traçar um perfil do usuário, verificando alguns hábitos para a recuperação da informação, além de identificar e compreender suas necessidades. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa baseou-se na elaboração de um questionário eletrônico contendo 18 questões de múltipla escolha. O questionário foi disponibilizado por meio de um link gerado pelo Google Formulários e enviado por e-mail para a comunidade acadêmica da instituição. Quanto ao fechamento do questionário, houve um espaço de sugestões para servir como melhoria aos serviços oferecidos. A maior parte dos usuários declarou que encontra, na maioria das vezes, o material que procura e qualifica os serviços da biblioteca de forma positiva. Estudo de usuários como esse em bibliotecas é relevante para mensurar o grau de satisfação e conhecer o perfil do público a quem se destina.
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