Estudo do usuário nas bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul

User study in the libraries of the University of Caxias do Sul

Autores

Palavras-chave:

Estudo de usuário, Biblioteca universitária, Necessidades de informação, Universidade de Caxias do Sul, Sistema de bibliotecas, Serviços informacionais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo de usuário realizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (SiBUCS) por meio do método de pesquisa quantitativa aplicada à comunidade acadêmica da instituição. Esse estudo teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS, bem como analisar e suprir suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos. Também, por meio dos resultados obtidos, pode-se traçar um perfil do usuário, verificando alguns hábitos para a recuperação da informação, além de identificar e compreender suas necessidades. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa baseou-se na elaboração de um questionário eletrônico contendo 18 questões de múltipla escolha. O questionário foi disponibilizado por meio de um link gerado pelo Google Formulários e enviado por e-mail para a comunidade acadêmica da instituição. Quanto ao fechamento do questionário, houve um espaço de sugestões para servir como melhoria aos serviços oferecidos. A maior parte dos usuários declarou que encontra, na maioria das vezes, o material que procura e qualifica os serviços da biblioteca de forma positiva. Estudo de usuários como esse em bibliotecas é relevante para mensurar o grau de satisfação e conhecer o perfil do público a quem se destina. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Marques Baptista, Universidade de Caxias do Sul

    Coordenadora Administrativa do Sistema de Bibliotecas e do Arquivo Central da Universidade de Caxias do Sul.Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul e Especialista em Gestão de Pessoas pela mesma Universidade. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande.

  • Márcia Servi Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

    Bibliotecária da Universidade de Caxias do Sul e especialista em Gestão de Pessoas.

Referências

CASARIN, Helen de Castro Silva (Org.). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014. 318 p.

CUNHA, Vanda Angélica. Questões estratégicas do processo de disseminação da informação em bibliotecas públicas: um estudo de caso. In: CARVALHO, Kátia de; SCHWARZELMÜLLER, Anna Friedericka. O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 97-114.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Avaliação de coleções e estudo de usuários. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154 p.

GONÇALVES, Ana Lúcia Ferreira. Gestão da informação na perspectiva do usuário: subsídios para uma política em bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. 156 p.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária. Rio de Janeiro: Interciência, 2005

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009. 335 p.

SANTOS, Izabel Lima dos Santos. A informação e suas leis: um paralelo entre o pensamento de Ranganathan e o de Moody e Walsh. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 469-479, 2015.

Downloads

Publicado

14.12.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAPTISTA, Michele Marques; GONÇALVES, Márcia Servi. Estudo do usuário nas bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul: User study in the libraries of the University of Caxias do Sul. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 32–48, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3108. Acesso em: 8 dez. 2025.