A diversidade estilística na obra coral de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54096

Palavras-chave:

Carlos Alberto Pinto Fonseca, Música coral brasileira, Diversidade estilística

Resumo

O presente trabalho tem como foco central a porção da obra do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006), composta originalmente para coros adultos. O objetivo é apresentar um levantamento de todas as composições do gênero e, ainda, evidenciar a diversidade estilística que caracteriza este repertório. Inicialmente, apresentamos elementos envolvidos na investigação e dados sobre o compositor e sua obra coral. Em seguida, expomos uma reflexão sobre o ecletismo composicional na produção fonsequiana e, na sequência, apresentamos todo o repertório estudado, dividido em grupos segundo a natureza do texto utilizado pelo compositor, bem como peculiaridades da estrutura das obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia

FERNANDES, Angelo José; CAVINI, Leandro Augusto. Carlos Alberto Pinto Fonseca e sua Missa Afro-Brasileira (de batuque e acalanto): sacro e profano; erudito e popular. In: ALIRETI, Cinthia (Org.). Identidade Brasileira na Música de Concerto. Campinas: Coleção CIDDIC-CDMC, 2023. p.211-234.

- Dissertações ou Teses

FERNANDES, Angelo José. Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos interpretativos. Campinas, 2024. [171f]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

FERNANDES, Angelo José. O estudo da obra coral a capella de inspiração afro-brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Campinas, 2010. [15f]. Relatório técnico (Pós-doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

MARINHO, Andrew Aleixo. As obras para coro misto a capella de Carlos Alberto Pinto Fonseca com poemas de Manuel Bandeira: edição, análise e performance. [150f]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2024.

MATHEUS, Rize Lorentz. Elementos Impressionistas na obra composicional de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Belo Horizonte, 2010. [100f]. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

ROSCANI, Tiago Morandi. As obras sacras de origem cristã para coro misto a capella de Carlos Alberto Pinto Fonseca: edição crítica e aspectos interpretativos. Campinas, 2020. [189f]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados biográficos e catálogo de obras. Belo Horizonte, 2001. [81f]. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

- Artigo em Periódico

FERNANDES, Angelo José; MAGRINI, Raíssa Amaral; MIGLIORI, Sarah Victoria Santibanez; COELHO, Heitor Basílio. O Ecletismo nas canções de câmara para canto e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.2, p.1-30, 2020.

- Partitura manuscrita

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Aleluia-Koellreutter. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1985. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Ave Maria (1). Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1985. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Ave Maria (2). Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1985. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Ave Maria. Campinas: partitura editada por Tiago Morandi Roscani, 2020. Partitura.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Coral sem som. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1974. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Haec Dies. Campinas: partitura editada por Tiago Morandi Roscani, 2020. Partitura.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Imagem. Campinas: partitura editada por Andrew Aleixo Marinho, 2024. Partitura.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Jubiabá. Campinas: partitura editada por Tiago Morandi Roscani, 2020. Partitura.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Mantras de Ramakrishna de Kalidasa. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, data de composição desconhecida. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Meu menino dorme. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1972. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. O velho disco de carnaval ou O pirata bêbado. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1984. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Ponto de Oxum-Iemanjá. Campinas: partitura editada por Tiago Morandi Roscani, 2020. Partitura.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Post-scriptum de Maria Teresa Horta. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1974. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Salmo 117. Belo Horizonte: manuscrito autógrafo, 1990. Partitura manuscrita.

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Uma Ave Maria afro-brasileira. Campinas: partitura editada por Tiago Morandi Roscani, 2020. Partitura.

- Entrevista

FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Entrevista concedida a Heloísa Grecco e Shirley Ferreira para a pesquisa Memória da Música Erudita em Belo Horizonte desenvolvida pela Coordenação de Projetos e Pesquisa – CRAV/FMC/PHB. Belo Horizonte. Cópia em CD da gravação integral, cedida por Bruno Fonseca.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Fernandes, A. J., Marinho, A. A., Santos, D. L. de S., Cavini , L. A., Freitas, L. P. de, & Roscani, T. M. (2024). A diversidade estilística na obra coral de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(1), 1–40. https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54096

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)