A obra para canto e piano de Almeida Prado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54089Palavras-chave:
Almeida Prado, Canção de câmara brasileira, Música brasileira, Música de câmaraResumo
O presente trabalho é parte de uma ampla investigação sobre o ferramental composicional de Almeida Prado nas obras para barítono e piano. Trata-se de uma revisão ilustrada e contextualizada que aborda toda a obra para canto e piano do compositor com base em diversos autores que estudaram seu legado, em especial aquele destinado à música vocal de câmara. O objetivo deste trabalho é divulgar este repertório ainda pouco conhecido do público da música de concerto. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico e documental a respeito do tema, partindo de toda a obra vocal de Almeida Prado, até as obras compostas para barítono e piano.
Downloads
Referências
- Livros
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Catálogo de Obras – Almeida Prado. Rio de Janeiro/RJ, 2016.
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Catálogo de Obras – Almeida Prado. 2ª edição revisada e atualizada. Rio de Janeiro/RJ, 2018.
CULTURA INGLESA. Mestres cantores de São Paulo. São Paulo: Teatro Cultura Inglesa. 1992. [Programa de concerto]
MARIZ, Vasco. A Canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2002.
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000.
PERSICHETTI, Vincent. Harmonia no século XX aspectos criativos e prática. São Paulo, Via Lettera Editora e Livraria LTDA, 2012.
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Modulações da memória (um memorial). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1985.
- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia
CARRASQUEIRA, Maria José. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa105577/maria-jose-carrasqueira> Acesso em: 06 abril. 2023.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: A diversidade musical do Brasil em mais de 3500 verbetes de A a Z. São Paulo: Publifolha. 1998. p.280.
TANK, Niza de Castro. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Niza_Tank> Acesso em: 06 abril. 2023.
- Dissertações ou Teses
CAMPOS, Isabela Siscari. Narrativas sobre a performance de repertório vocal e o processo interpretativo de Teu Nome, de Almeida Prado, sob o ponto de vista do pianista colaborador. Dissertação de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2020.
CAVINI, Leandro Augusto. Jardim do amor e da paixão, para barítono e piano, de José Antônio de Almeida Prado: análise e performance. Dissertação de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2020.
COSTA, Tiago de Freitas Câmara. A edição crítica e revisada dos Noturnos para piano de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo, Instituto de Artes, 2011.
HASSAN, Mônica. A relação texto-música nas canções religiosas de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1996.
LEFÈVRE, Diogo. Poesia e composição na canção: estudo analítico dos Três Cantos de Hilda Hilst (2002) de Almeida Prado e de canções do álbum Poesia Paulista (1998) de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; composição comentada da canção A Casa do Tempo Perdido (2008) de Diogo Lefèvre. 2008. 397 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista – Unesp, São Paulo, SP.
LEFÈVRE, Diogo. O poema em música e a música além do poema: estudo sobre a relação entre música e poesia em obras de Almeida Prado, Eduardo Guimarães Álvares e Harry Crowl. 2015. 408 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista – Unesp, São Paulo, SP.
MAGRE, Fernando de Oliveira. A música-teatro como prática permanente na música contemporânea brasileira: aspéctos históricos e composicionais. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2022.
NATALINO, Yangmei Hon. Espirais I e II de Almeida Prado: relações entre os dois ciclos de canções escritas a partir dos mesmos poemas. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, 2018.
OLIVEIRA, Rosedalia Carlos de. O timbre e a relação música-texto na construção da performance nos 4 Poemas de Manuel Bandeira para canto e piano, de Almeida Prado (1943-2010). 2019. 111 f. Dissertação (mestrado) - Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás Goiânia, GO.
PINHEIRO, Fabíola de Oliveira Fernandes. Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado. Tese de doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2016.
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Cartas Celestes: Uma uranografia sonora geradora de novos processos composicionais. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1985.
SANTOS, Lenine Alves dos. O jardim final: análise interpretativa de uma obra de José Antônio de Almeida Prado. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2004.
SCARDUELLI, Fábio. A obra para violão solo de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2007.
TAFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: momentos La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2010.
TAFARELLO, Tadeu Moraes. Análise de La fauvette des jardins (1972), de Olivier Messiaen. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.
- Trabalho em Anais de Evento
GUIMARÃES, Patrícia. Eros e misticismo no Tríptico Celeste, de Almeida Prado. UNIRIO, v. 7 n. 1 (2005): Cadernos do Colóquio 2004-2005.
KAYAMA, Adriana Giarola; CARVALHO, Flávio; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PÁDUA, Mônica Pedrosa de; MATTOS, Wladimir. PB Cantado: normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM. Goiânia, v. 13, n. 2, p. 16-38, dez. 2007.
- Partitura publicada
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Jardim do amor e da paixão. Ciclo de canções para piano e barítono. Darmstadt: Tonos International Darmstadt, 1984. [Partitura].
- Partitura manuscrita
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Canção da esperança. Poema e música de Almeida Prado. 1966. [Partitura manuscrita].
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Cantata vesperal. Poemas de Cecília Meireles. 1998. [Partitura manuscrita]
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Dois retratos naturais de Cecília Meireles, para canto e piano. Poemas de Cecília Meireles. 1968. [Partitura manuscrita].
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Jardim do amor e da paixão – Ciclo de canções para barítono, trompa e cordas, versão canto e piano, poemas extraídos do livro “Suave Presença”, de José A. Pinotti. 1982. [Partitura manuscrita].
PRADO, José Antônio R. de Almeida. Tornedos à Rossini, divertimento culinário-sonoro. Texto receita retirada do livro “A grande cozinha de Ofélia”. 1992. [Partitura manuscrita].
- Entrevistas
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Encontros com Almeida Prado. Rio de Janeiro/RJ.
- Material audiovisual (Imagem em movimento) em meio eletrônico:
CDMC. Cdmc: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea. Disponível em: <https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/cdmc/>. Acesso em: 2 de abril de 2023.
CIDDIC. Ciddic: Centro de integração, documentação e difusão cultural. Disponível em:<https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/ciddic-centro-de-integracao-documentacao-e-difusao-cultural/>. Acesso em: 2 de abril de 2023.
MARCOS, Carlos Eduardo. Revista Concerto. Disponível em: <https://www.concerto.com.br/noticias/opera/morre-em-sao-paulo-o-cantor-lirico-carlos-eduardo-marcos> Acesso em: 06 abril. 2023.