O centenário de Maria Lúcia Godoy (1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14790885

Palavras-chave:

Maria Lúcia Godoy, Canção Brasileira de Câmara, Madrigal Renascentista

Resumo

Este texto dispõe dados biográficos sobre Maria Lúcia Godoy, solista mineira de alcance internacional, reconhecida por suas interpretações em recitais e gravações de áudio do gênero canção de câmara. Sua trajetória artística abarca também a literatura, tendo a artista publicado livros infantis e mantido uma coluna semanal como cronista, por mais de uma década, no jornal Estado de Minas. Doutora Honoris Causa pela UFMG, Maria Lúcia Godoy completou 100 anos em 2024, tendo atuado profissionalmente por sete décadas. As informações deste trabalho foram baseadas na dissertação de Mestrado de SABETI (2020), e celebram o centenário da artista como estandarte da canção brasileira de câmara.

Biografia do Autor

  • Penha Vasconcelos Sabeti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutoranda em Performance Musical, possui Mestrado em Performance Musical/Canto pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFMG e Bacharelado em Canto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estudou canto lírico com a renomada professora Neyde Thomas e também foi instruída por Marília Vargas, Lilian Assumpção, Mauro Chantal, Márcia Rangel e Eliane Chagas. Desde o início de 2013 é integrante contratada do Coral Lírico de Minas Gerais. Nos anos de 2012 e 2013, foi vencedora dos III e IV Concursos Jovens Solistas, realizados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Foi solista nas óperas: Dido and Aeneas, de Henry Purcell, no papel de Dido, e Don Giovanni, de W. A. Mozart, apresentada na Inglaterra, no papel de Dona Elvira. Também interpretou trechos da ópera La Traviata, de G. Verdi, no papel de Violetta e foi uma das solistas da obra Fantasia Choral de Beethoven, junto a OSMG e o CLMG. Atuou nas óperas: O Cientista, de Silvio Barbato; Fedra e Hipólito, de Christopher Park; Madame Butterfly, de G. Puccini; Un ballo in maschera, de G. Verdi; Lucia Di Lammremoor, de G. Donizetti; Romeu e Julieta, de C. Gounod; Carmen, de G. Bizet, dentre outras.

  • Angelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar workshops, masterclasses e palestras em diversos estados brasileiros. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual é responsável por uma significativa produção artística e acadêmica. Leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas (primeiro lugar no 2º Encuentro Coral UC, no Chile, em 1º de dezembro de 2024) e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de coordenar o CIDDIC - Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática do canto solista e coral nos diversos períodos históricos e estilos de música composta para voz e sua aplicação na performance atual.

Referências

- Livros

GODOY, Maria Lúcia. Fruta no Pé. Belo Horizonte: Editora Lê, 1985.

GODOY, Maria Lúcia. O boto cor-de-rosa. Belo Horizonte: Editora Lê, 1987.

GODOY, Maria Lúcia. Um passarinho cantou. Rio de Janeiro: Rio Gráfica Editora, 1985.

GODOY, Maria Lúcia. Ninguém Reparou na Primavera. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.

GODOY, Maria Lúcia. Guardados de Maria Lúcia Godoy. São Paulo: Editora SESI- SP, 2014.

MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. 4.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.

RENAULT, Pitucha Godoy. Rua São Paulo 2189: cenas da infância. [S.l]: Impressão Gráfica, [19- ].

- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia

VASCONCELOS, p.; CHANTAL, M. Berceuse, de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos histórico-interpretativos e edição da obra. In: BORÉM, Fausto; CASTRO, Luciana Monteiro de. Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance N.4. Belo Horizonte: UFMG, Selo Minas de Som, 2019. P. 315-327.

- Dissertações ou Teses

CALAIS, Raquel Giesbrecht. LIA SALGADO (1914-1980): trajetória artística e contribuição para a canção brasileira de câmara. Belo Horizonte, 2021. Mestrado em Música. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

LIMA, Urbano Francisco Peres de. CINCO CANÇÕES DE MARIA HELENA BUZELIN (1931 – 2005): RESGATE HISTÓRICO POR MEIO DE EDIÇÃO DE PERFORMANCE, ANÁLISE ESTILÍSTICA E DADOS BIOGRÁFICOS. Belo Horizonte, 2019. Mestrado em Música. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

OLIVEIRA, Arnon Sávio Reis de. “O CORO DO BRASIL”: O MADRIGAL RENASCENTISTA E O CONTEXTO DE SEU PERCURSO (1956-1962). Belo Horizonte, 2015. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2015.

SABETI, Maria da Penha Vasconcelos Batista. Maria Lúcia Godoy e a Canção Brasileira de Câmara: dados biográficos, análise e edição de performance do Tríptico da saudade de Francisco Mignone (1897-1986), dedicado à artista. Belo Horizonte, 2020. Mestrado em Música. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

- Entrevistas não publicadas

CHANTAL, Mauro. Entrevista de Maria Amélia Godoy em 19 de outubro de 2019. Belo Horizonte. Registro em áudio. Casa da entrevistada.

CHANTAL, Mauro. Entrevista Henrique Godoy em 22 de outubro de 2019. Belo Horizonte. Registro em áudio. Casa do entrevistado.

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Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Biografia

Como Citar

O centenário de Maria Lúcia Godoy (1924). (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-43. https://doi.org/10.5281/zenodo.14790885

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