A revista Temporalidades é um periódico quadrimestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG.

Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituído por alunos de pós-graduação de todo o Brasil e também do exterior.

Temporalidades está vinculada ao Departamento de História da UFMG e à revista Varia História, que, através dos seus representantes, apoiaram e financiaram o projeto de criação da revista discente, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, a Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (FAFICH) e a Reitoria dessa instituição.

Apesar de vinculada institucionalmente, Temporalidades conta com um Conselho Editorial composto exclusivamente por alunos da pós-graduação da UFMG, coordenados por um professor do Departamento. A revista goza de total independência editorial, tendo sido concebida e concretizada pelos editores discentes, que, através de um trabalho sério e constante, levaram a cabo este projeto, demonstrando que o alunado é capaz de assumir a dianteira de grandes empreendimentos, com responsabilidade e autonomia intelectual.

O aprimoramento das capacidades acadêmicas dos discentes de todo o país passa, certamente, pelo exercício criativo da escrita, que pode resultar em trabalhos científicos de excelente qualidade. Temporalidades visa abrir um novo campo para a publicação de pesquisas discentes, que, muitas vezes, apesar de sua inquestionável distinção, não têm a oportunidade de serem divulgadas, dado que a maioria dos periódicos institucionais se fecha para a produção dos alunos. Foi pensando nas carências desse público, que os discentes do Conselho Editorial se esforçaram para constituir um periódico dotado de credibilidade, cumpridor de todos aqueles requisitos que garantem excelência, e reconhecimento institucional, às publicações científicas sérias.

Ao entregar a revista Temporalidades para a comunidade acadêmica, os alunos do Conselho Editorial demonstram que os discentes das universidades, em particular aqueles que integram a pós-graduação em História da UFMG, devem ser considerados como parte da solução para os problemas que afligem as instituições públicas de ensino; desafio comum que precisa ser enfrentado no exercício do respeito mútuo entre profissionais formados, e no diálogo franco e fecundo entre o corpo docente e o alunado. Graças à realização de um trabalho coletivo, forjado na convivência democrática entre iguais, assumindo uma postura ativa e independente, os alunos puderam concretizar o projeto de criação da revista Temporalidades. Estamos certos de termos contribuído para o aprimoramento acadêmico do Departamento de História da UFMG, e esperamos que, a partir de agora, este periódico se consolide como um espaço aberto a todos aqueles que desejarem colaborar para a renovação do conhecimento histórico.

 

Apoio:
Programa de Pós Graduação em História da UFMG
Encontro de Pesquisa em História - EPHIS
Varia História
Portal Periódicos UFMG

 

Acesse aqui as nossas diretrizes de avaliação.
Acesse aqui nossa lista de indexação.