CHAMADA DE TRABALHOS DOSSIÊ 29: “Ciência, História e Natureza: objetos e possibilidades”

2019-02-25

CHAMADA DE TRABALHOS DOSSIÊ 29: “Ciência, História e Natureza: objetos e possibilidades”

A revista Temporalidades Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN 1984-6150) convida à participação no Dossier temático "Ciência, História e Natureza: objetos e possibilidades":
O conhecimento científico é um universo amplo e sujeito a constantes revisões de perspectivas acerca dos seus pressupostos teóricos e metodológicos. A ciência histórica não se faz diferente. São múltiplos os objetos capazes de promover discussões sobre os aspectos sociais, culturais e técnicos dentro do campo da História. Debates que aglutinam tanto perspectivas historiográficas e epistemológicas do saber histórico, quanto discussões sobre os usos, na História da Ciência, da natureza, da saúde e da técnica. Isso porque, a Ciência é uma prática social que cobra que reflitamos acerca da natureza dos objetos, estes que se encontram, muitas vezes, no entrecruzamento de disciplinas diversas. 
Levando em consideração o nosso momento histórico, no qual, a Ciência tem sofrido constantes ataques e tentativas de deslegitimação, apresentamos a proposta do Dossiê Temático "Ciência, História e Natureza: objetos e possibilidades", com o intuito de reunir investigações que abarquem as múltiplas perspectivas que a Ciência assume dentro do campo do saber da História. Pois, assim como nas demais ciências, a ciência histórica leva em consideração a complexidade no entrelaçamento da relação homem-sociedade-natureza-ciência. Abrangendo múltiplos recortes temporais e temáticos, busca-se reunir trabalhos cujas posturas teórico-metodológicas, sejam no campo da teoria da história, historiografia, natureza, saúde ou técnica, tenham no estudo da ciência, em sua historicidade, um ponto comum de investigação. Trabalhos dinâmicos e interdisciplinares que permitam refletir sobre as relações entre Ciência, História e Natureza, demonstrando a produção, circulação e apropriação do conhecimento e das técnicas ao longo do tempo. 
Nesta chamada privilegiamos os seguintes eixos temáticos:
História Global;
História da Ciência e da Técnica;
Teoria e Metodologia da História
Museus e Coleções Científicas;
Espaços e Atores da Ciência;
Diplomacia Científica e Cultural;
História das Ciências Naturais;
História das Ciências da Saúde;
História do Ambiente;
História da Cartografia

Prazo para submissão: 24 de Março de 2019
Vale lembrar que, além de artigos destinados ao Dossiê – que deverão ser enviados até o dia 24/03/2019 – a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.

Acesse a plataforma OJS - SEER no endereço <https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/index > para submeter o seu trabalho.