PRAZO PRORROGADO - CHAMADA DE TRABALHOS DOSSIÊ 30: “Pensar a educação na História: intelectuais, práticas e discursos”

2019-07-11

Prazo prorrogado

A Revista Temporalidades Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN 1984-6150) convida à participação no Dossiê temático "Pensar a educação na história: intelectuais, práticas e discursos.":

De abordagens, objetos e metodologias polissêmicas, o campo da História Intelectual, desde a década de 1960, situa-se em uma zona de fronteira dentro da historiografia. Dialogando tradicionalmente com a História dos Intelectuais, a História das Ideias e a História Cultural, nota-se, nas últimas décadas, um alargamento dos debates e produções do campo com outras áreas. Tais diálogos vêm trazendo importantes contribuições para a produção do conhecimento historiográfico, debruçando-se sobre sujeitos, práticas, ações, redes de sociabilidade e ideias que outrora não foram contemplados. Abrindo-se a novos debates, tensionando e propondo uma renovação epistemológica, a História Intelectual coloca-se como campo fértil para pensar temas e impasses da história do tempo presente – mas não só –, lançando seu olhar para as implicações políticas, sociais e culturais que permeiam a produção intelectual e de seus sujeitos. No decorrer do século XX, a historiografia passou por diferentes processos de reformulação teórico-metodológicas, surgindo novos campos de pesquisa. Nesse contexto, o campo da História da Educação se consolidou enquanto disciplina num cenário de reformas educacionais iniciadas nos anos 1920, possibilitando o surgimento de produções sobre o assunto. Assim, a partir dos anos 1960, observa-se uma crescente produção acadêmica sobre o tema no Brasil, que foi precedida, no século XIX, por tratados elaborados por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Esses estudos, então, permitem tecer análises acerca das múltiplas temáticas que permeiam a História da Educação e também ampliar o debate intelectual relacionado à área.
Conjugar História da Educação e História Intelectual é um convite para estranhar a constituição do campo educacional, compreendendo-o como local de disputas e embates políticos e sociais; interpelar e localizar os discursos e silêncios, práticas e ações de determinados grupos e sujeitos. Incorporar as mudanças epistêmicas que ambos campos propõem, a partir da Nova História, coloca a produção acadêmica em um debate necessário com os ataques que o campo intelectual e educacional - em seus diferentes âmbitos - vêm sofrendo.

Nesta chamada privilegiamos os seguintes eixos temáticos:
História da Educação;
História dos Intelectuais;
História Intelectual;
História Política.

Prazo para submissão: 
Vale lembrar que, além de artigos destinados ao Dossiê – que deverão ser enviados até o dia 18/07/2019 – a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.

Acesse a plataforma OJS - SEER no endereço <https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/index > para submeter o seu trabalho.

| Créditos da Imagem: Assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932 l
Fonte: http://portal.inep.gov.br/…/588cfd88-e167-4d02-b810-cbafa1d…


Editores:
Allysson Fillipe Oliveira Lima
Gisele Gonçalves Dias Pinto
Kelly Morato de Oliveira