Chamadas para o Dossiê Temático n. 39 "Produzindo Ciências: história científica do Brasil pós-independência"

2023-03-30

A Revista Temporalidades, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (ISSN: 1984-6150), Qualis/CAPES A4, convida à participação no Dossiê Temático nº 39, intitulado “Produzindo Ciências: história científica do Brasil pós-independência”.

Com o intuito de contemplar a Linha de Pesquisa Ciência e Cultura na História, o presente Dossiê propõe abordar contribuições científicas, bem como, historiografia e história da ciência pertinentes ao Brasil após 1822. O recorte temático inclui, mas não está restrito, tópicos como a história da medicina, biologia, química, física, tecnologia, além da criação de instituições de ensino e espaços museológicos, dentre outros. O Dossiê incentiva ainda a pluralidade metodológica e busca, desde que pertinentes à proposta da Linha, abranger técnicas como teoria da história, história do conhecimento científico, storytelling, o uso da história da ciência como recurso didático no ensino, na capacitação de professores e em processos de formação continuada. Objetiva-se então que a Linha seja contemplada de forma a garantir o maior número de nichos que possuam interface com a história da ciência.

Todos os trabalhos submetidos nesta plataforma são avaliados pelo sistema double-blind peer review. A Comissão lembra aos autores que serão aceitos apenas trabalhos oriundos de pesquisa original. Os mesmos devem seguir rigorosamente as nossas normas de publicação, disponíveis no site oficial da Revista.

O período para envio de submissões é de 31/03/2023 a 30/04/2023.

Vale lembrar que, além de artigos destinados ao Dossiê, a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.

Acesse a plataforma OJS - SEER no endereço https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/index para submeter o seu trabalho.

Comissão Editorial:

Amanda Ribeiro dos Santos
André Luis Martins Amaral
Andrezza Alves Velloso
Gabrielle Pacheco Noacco
Maria Júlia Viana Matoso
Pietro Monteiro da Silva
Samuel Torres Bueno
Taína Camila Resende
Thabata Tosta Lima