Chamadas para o Dossiê Temático n. 40 "As Instituições Políticas e a Construção das Identidades Nacionais nos Estados Pós-Coloniais"

2023-10-16

A Revista Temporalidades, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (ISSN: 1984-6150), Qualis/CAPES A4, tem a honra de convidar pesquisadores e acadêmicos a submeterem seus trabalhos para o Dossiê Temático nº 40, intitulado As Instituições Políticas e a Construção das Identidades Nacionais nos Estados Pós-Coloniais.

Este Dossiê visa contemplar as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGHIS/UFMG) História e Culturas Políticas e História Social da Cultura. Nesse sentido, objetiva abordar a complexa relação entre as instituições políticas e a formação das identidades nacionais em estados que emergiram após o período colonial, através do incentivo às abordagens interdisciplinares e metodologicamente diversificadas que permitam uma compreensão aprofundada das influências políticas, sociais e culturais na construção das identidades nacionais nos estados pós-coloniais. A temática abrange uma variedade de tópicos, incluindo, mas não se limitando a, análises históricas de processos de independência, a formação de constituições, o amadurecimento dos conceitos de “nação” e “nacionalismo” que emergem nos estados pós-coloniais, o desenvolvimento de sistemas políticos e a influência de fatores externos na construção das identidades nacionais, e os próprios processos de autorreconhecimento nacional.

Todos os trabalhos submetidos nesta plataforma são avaliados pelo sistema double-blind peer review. A Comissão lembra aos autores que serão aceitos apenas trabalhos oriundos de pesquisa original que seguiram, rigorosamente, as nossas normas de publicação, disponíveis no site oficial da Revista.

O período para envio de submissões é de 16/10/2023 a 13/11/2023.