O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
Resumo
Esse artigo discute a inserção do Pico do Itacolomi, formação rochosa com 1.772m de altitude localizado entre Ouro Preto e Mariana, na composição da ideia de paisagem e de identidade para Minas Gerais no período republicano. O estudo está direcionado para as práticas, as intencionalidades e os discursos que trouxeram o Pico do Itacolomi numa parte significativa para a história regional, para a interpretação do território e na conformação de um perfil cultural para os habitantes de Minas Gerais. Apresenta como o Itacolomi recebeu um lugar de destaque nos discursos e ações que colocaram em questão uma suposta supremacia do estado no cenário nacional. O que se fez presente nas narrativas sobre personagens e eventos da história e na valoração das montanhas como característica da paisagem do estado. O texto assinala que foi na construção histórica da paisagem e da identidade mineira que aquela formação geomofológica foi consagrada como um monumento natural importante para Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).