As técnicas cartográficas da carta dos diamantes dos padres matemáticos: diálogos entre o Iluminismo e a arte de fazer mapas no século XVIII em Portugal e no Brasil

Autores

  • Carmem Marques Rodrigues

Palavras-chave:

Cartografia, Ciência, Iluminismo.

Resumo

Por meio da análise da Carta dos rios e córregos em que se descobriram e mineram os diamantes desde o ano de 1729 até o presente de 1734 dos padres matemáticos, pretendemos mostrar o diálogo que acontecia em Portugal entre o pensamento iluminista e a produção de mapas. Principalmente no século XVIII, com o suporte financeiro do ouro e dos diamantes do Brasil, D. João V incentivou o desenvolvimento da ciência e das luzes, inserindo Portugal e o Brasil no ambiente iluminista, o que influenciou nitidamente a cartografia, que se distanciou da arte para se aproximar da ciência. Nesse estudo recorremos à metodologia transdisciplinar da História da Cartografia para decodificar a linguagem cartográfica, analisando o mapa como produto técnico e artefato cultural, evidenciando seu papel como chave para o entendimento de determinado universo cultural.

 

ABSTRACT: Through analysis of the Carta dos rios e córregos em que se descobriram e mineram os diamantes desde o ano de 1729 até o presente de 1734 made by mathematicians priests, we intend to show the dialogue that took place in Portugal between the scientific development of the Enlightenment and the production of maps. Contrary to what claimed the traditional historiography, Portugal was not oblivious to the changes related to the development of modern science. Especially in the eighteenth century, with support riches of Brazil, D. João V promoted a series of incentives for the development of science and lights, and we can see this influence in a clear way in the development of the art of making maps in scientific cartography. This requires analyzing the map together with the context of the discovery of gold and diamonds. KEYWORDS: Cartography, Science, Enlightenment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-30