Estudo sobre as teses de fim de curso da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, 1918 e 1930
Resumo
Esse artigo se insere no campo de estudos sobre a constituição do ensino médico público em São Paulo e, mais especificamente, da ginecologia paulista no início do século XX. Reconhecendo a produção discente como parte importante da produção científica do período, realizei uma pesquisa no catálogo de teses da Faculdade de Medicina de São Paulo da Universidade de São Paulo (dedalus)1, o qual disponibiliza informações acerca das teses de fim de curso produzidas entre 1918 e 1930. Apresentarei os resultados desse levantamento com o intuito de oferecer uma contribuição aos estudos acerca do curso médico na Faculdade de Medicina de São Paulo e da constituição da ginecologia enquanto componente obrigatório da graduação médica. Sobre a cadeira ginecológica, pretendo evidenciar quais eram os eixos de pesquisa mais procurados pelos médicos em suas teses e se os mesmos dialogavam com os problemas de saúde que acometiam a população feminina da capital paulista. Para tanto, realizei o cruzamento dos dados obtidos com informações presentes nos Anuários Estatísticos e Demográficos do Estado de São Paulo.
1Catálogo disponível através do endereço: http://dedalus.usp.br/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).