As mercês régias e os pretos devotos: A rede interacional de proteção das irmandades do Rosário no Reino de Portugal.

Autores

  • Leonara Lacerda Delfino Pós-doutoranda em Ensino de História (Unimontes). Doutora e Mestre em História (UFJF)

Palavras-chave:

irmandades, mercês régias, resgates, devoção do Rosário

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar os vínculos entre as confrarias do Rosário e a Coroa Portuguesa, através da análise da política de concessão de privilégios —  na forma dos Resgates, impedimentos de vendas dos cativos confrades para fora do Reino e da  proteção no uso de insígnias de distinção devocional. Neste excerto trabalhamos também com a noção de honra devocional, construída pelos devotos pretos, e suas formas de acionamento das mercês régias, como um mecanismo de defesa dos seus anseios coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonara Lacerda Delfino, Pós-doutoranda em Ensino de História (Unimontes). Doutora e Mestre em História (UFJF)

Doutora em História pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), com a pesquisa intitulada por - O Rosário dos Irmãos Escravos e Libertos: Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE- CAPES) pela Universidade de Coimbra (2014). Possui mestrado em história pela UFJF, com a pesquisa: Família Negra na Freguesia de São Bom Jesus dos Mártires. Graduou-se em história pela Universidade do Vale do Sapucaí/UNIVÁS (2004). Trabalhou como professora de história na rede pública do ensino estadual de Minas Gerais, entre os anos de 2005 a 2011. Assumiu, temporariamente, as cadeiras de História, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos de História e de Pedagogia da Unifal (2015-2016). Tem experiência na orientação de estágios supervisionados em História e nos estudos relacionados às irmandades do Rosário e aos processos identitários na Diáspora Atlântica, através dos ritos fúnebres do cativeiro. Atualmente desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado, articulando temas como ensino de história, PIBID e cidadania nas escolas.

 

Referências

COELHO, Maria Helena da Cruz. As confrarias medievais portuguesas: espaços de solidariedade na vida e na morte. In: Confradias, grêmios, solidariedades em La Europa Medieval. XIX Semana de estudios Medievales. Estella. Gobeierno de Navarra: Departamento de Educación y Cultura, 1992.

DELFINO, Leonara Lacerda. O Rosário dos Irmãos Escravos e Libertos: Fronteiras, Identidades e Representações do Viver e Morrer na Diáspora Atlântica. Freguesia do Pilar-São João Del-Rei (1782-1850). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG, 2015.

HESPANHA, A. M. A & & XAVIER, Ângela Barreto. As redes clientelares. In: MATTOSO, José (org.). História de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

LAHON, Didier. Da redução da alteridade a consagração da diferença: as irmandades negras em Portugal (Séculos XVI-XVIII). In.: Revista Projeto História. São Paulo, nº 44, pp. 553-83, jun. 2012.

LEVI, Giovanni. Reciprocidade mediterrânea. In: OLIVEIRA, M. R. de & ALMEIDA, C. M. (Orgs.) Exercícios da Micro-história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.

QUINTÃO, Antônia Aparecida. Lá vem meu parente: As Irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e Pernambuco. (Século XVIII). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2002.

REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas. Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista. São Paulo: Alameda, 2011.

SALLES, Fritz, Teixeira. Associações Religiosas no Ciclo do Ouro. Introdução ao estudo do comportamento social das irmandades de Minas no século XVIII. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOUZA, Juliana Beatriz de Almeida. Senhora dos Sete Mares. Devoção Mariana no império colonial português. Tese de Doutorado em História. Niterói: UFF, 2002.

Downloads

Publicado

2017-01-31