Súditos da “Princesa do Igaraçu”: trabalhadores em Parnaíba-PI na década de 1970

Autores

  • Pedro Vagner Silva Oliveira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Parnaíba, trabalhadores, cidade

Resumo

Esta investigação tem por objetivo analisar a partir da imprensa de Parnaíba, os trabalhadores que moravam e labutavam nos povoados situados na Ilha Grande de Santa Isabel na década de 1970. Parnaíba, cidade litorânea piauiense, nesse período, possuía domínios tanto no continente, quanto em uma ilha. Nosso intento é iluminar os sujeitos históricos, mais precisamente os trabalhadores que habitavam nessa insula. Enquanto a “cidade” era descrita na imprensa como “imã”, atrativo para os trabalhadores da região, os povoados eram entendidos enquanto provedores de alimentos para a urbes. Por sua vez, esses trabalhadores que alimentavam a cidade pouco eram contemplados na imprensa do período. Com o advento do turismo no cenário piauiense, os povoados aos poucos foram ganhando novo significado, passando a ser entendidos não apenas como “despensas”, mas também como pontos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vagner Silva Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Aluno do mestrado em História da Universidade Federal de São Paulo, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior

Referências

BARROS, José D’Assunção. Imaginário, Mentalidade e Psico-História – uma discussão historiográfica. Labirinto. Porto Velho, ano 5, n. 7, p. 1-30, jan/jun. 2005.

BRAGA, Daniel Souza. Corp-oralidades: experiência corporal e memória de trabalhadores dos rios e dos mangues no povoado dos Morros da Mariana/PI (1970-1980). 145 f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal do Piauí. 2016.

CERQUEIRA, Maria Dalva Fontenele. Entre trilhos e dormentes: a estrada de ferro central do Piauí na história e na memória dos parnaibanos (1960-1980). 169f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em História. 2015.

CRUZ, Heloisa; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, v. 35. n 35, p. 253-270, dez. 2007.

DIEGUES, Antônio Carlos. Ilhas e mares: simbolismo e imaginário. São Paulo: Hucitec, 1998.

FIGUEIREDO Diva Maria Freire. Arquitetura e Urbanismo no Piauí: formação e identidade In: ARAÚJO, Maria Mafaldo Baldoino de; EUGÊNIO, João Kennedy. Gente de longe: histórias e memórias. Teresina: Halley, 2006.

GANDARA, Gercinair Silvério (org.). Natureza e Cidades: o viver entre águas doces e salgadas. Goiânia: Editora PUC/UNIEVANGÉLICA Goiás, 2012.

GOMES, Luana Bittencourt. “Ilha de brancas dunas”: história e memória do bairro Tatus em Ilha Grande do Piauí (1975- 2015); 56 f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba, 2015.

KNAUSS, Paulo. A cidade como sentimento: história e memória de um acontecimento na sociedade contemporânea - o incêndio do GranCircus Norte-Americano em Niterói, 1961. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 27, n. 53, p. 25-54, jan/jun. 2007.

MELO, Neuza Brito de Arêa Leão. O Ecletismo Parnaibano: hibridismo e tradução cultural na paisagem da cidade na primeira metade do século XX. 200f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.

OLIVEIRA, Pedro Vagner Silva. Correndo na vela: experiências e modos de vida de trabalhadores do Delta (1975-2014). 98 f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba, 2014.

SOUZA, Matheus Oliveira. A urbe, o rio e a ilha: Parnaíba através de suas relações com os trabalhadores ribeirinhos do Delta do Rio Parnaíba (1975-2015). 123 f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba, 2015.

RACAULT apud DIEGUES, Antônio Carlos. As ilhas e arquipélagos tropicais brasileiros: práticas sociais e simbólicas In: _________, Antônio Carlos (org.). Ilhas e sociedades insulares. São Paulo: NUPAUB, 1997.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1998.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira; OLIVEIRA, Pedro Vagner Silva. Memórias sobre modernidade e exclusão: narrativas de agricultores dos Povoados Cal e Tatus, na cidade de Parnaíba (PI) sobre o “milagre econômico” (1969/73) In: FONTINELES. Cláudia Cristina da Silva (et al). Itinerários da pesquisa em História: a polifonia de um campo. Teresina: EDUFPI, 2014.

SILVA, Maria da Glória Lanci. Cidades turísticas: identidades e cenários de lazer. São Paulo: Aleph, 2004.

Downloads

Publicado

2017-09-30