Políticas Públicas, Medicina e Lepra na Primeira República Brasileira (1889-1930)

Autores

  • Thaysa Lauara Loiola Stabelini
  • Etiane Caloy Bovcalovski

Palavras-chave:

Brasil, Lepra, República

Resumo

A presente pesquisa objetiva estudar as Políticas Públicas que se desenvolveram no período da Primeira República brasileira (1889-1930) em relação à lepra, analisar e compreender a relevância do discurso médico sobre a doença e os doentes e seu caráter político-ideológico na construção da República. Como metodologia se utilizou a pesquisa bibliográfica, levantamento de fontes documentais e consulta local na Biblioteca Pública do Paraná, no setor de Obras Raras da PUC-PR e ao Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná. Como fundamentação teórica foram utilizados autores da área de História e Sociologia como Cabral, Castro, Corbain, Cunha, entre outros. Os resultados obtidos demonstram que a doença não esteve entre as prioridades estabelecidas pelo governo federal até a primeira década do século XX, quando se converteu em um problema sanitário de maior relevância. Assim, poder público e médicos construíram um discurso coerente à necessidade de isolar os doentes e investiram em campanhas de cunho médico e científico, culminando com o predomínio do sanitarismo-campanhista até o início dos anos 60.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaysa Lauara Loiola Stabelini

Licenciada em História, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil

Etiane Caloy Bovcalovski

Doutora em História, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil

Referências

ARAÚJO, Heráclides César de Souza . História da Lepra no Brasil: Período Republicano (1890 – 1952). Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956.

GALVÃO, Márcio Antônio Moreira. Origem das Políticas de Saúde Pública no Brasil: do Brasil Colônia a 1930. Caderno de Textos do Departamento de Ciências Médicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro
Preto, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/origem_politicas_saude_publica_brasil.pdf >.

LE GOFF, Jacques (apres.). As doenças tem história. Lisboa, Terramar, 1997.

NASCIMENTO, Garcez do. A lepra: Etologia, prophylaxia e tratamento. 1913. 131 páginas. Dissertação (Doutorado em Medicina) – Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1913.

POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. 2008. Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/arquivo/2226

SCLIAR, Moacyr. Do mágico ao social: a trajetória da Saúde Pública. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987.

SOUZA, Felipe Almeida Coutinho. Internação Compulsória de usuários de crack maiores de idade em situação de rua e sua relação com o princípio da dignidade humana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-31