Tempo e temporalidade: transformações semânticas modernas e alguns desdobramentos na produção do conhecimento histórico
Palavras-chave:
Tempo, Temporalidade, Aceleração do tempo, Conceito de história, Teoria e metodologia da história.Resumo
Este artigo analisa transformações na forma como sociedades humanas (e historiadores) conceberam e lidaram com conceitos relevantes para o campo da história, como, por exemplo, tempo, temporalidade e, como corolário, aceleração do tempo. Como desdobramento, visa-se apontar e analisar algumas implicações importantes para a produção da história como campo do conhecimento, que ocorreram em paralelo às transformações desses conceitos. Nesse sentido, a transição dos conceitos de tempo e temporalidade (bem como o de história) para a modernidade é fundamental para a argumentação desenvolvida. Com base na interpretação de eminentes autores, a tese central sustentada é que, na modernidade (considerada um processo que abrange basicamente os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX), os conceitos de tempo e história passaram a ser vistos como domínios da vida humana. Assim, com a aceleração do tempo e a paulatina secularização operada na filosofia e na política, tais conceitos mudaram de semântica e essa alteração influenciou também a produção do conhecimento histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).