História da Ciência e da Matemática na formação de professores

Autores

  • Romélia Mara Alves Souto Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

História da Ciência, História da Matemática, Formação de professores

Resumo

Apresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. 

Biografia do Autor

  • Romélia Mara Alves Souto, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
    Professora Associada do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ. Doutora em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Áreas de atuação: Formação de Professores; História da Matemática.

Referências

ARAMAN, E. M. O.; BATISTA, I. L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 45, p. 1-30, abr. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

________. Uma História Social do Conhecimento II – da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.

________. O que é História do Conhecimento? Tradução de Claudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CHARALAMBOUS, C. Y.; PANAOURA, A.; PHILIPPOU, G. Using the history of mathematics to induce changes in preservice teachers’ beliefs and attitudes: insights from evaluating a teacher education program. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 71, n. 2, p.161-180, 2009.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Editora Moderna, 1994. (Coleção Polêmica).

CHERMAN, A. Sobre os ombros de gigantes: uma história da física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

COSTA, E. A. S., Analisando Algumas Potencialidades da História da Matemática no Ensino e Aprendizagem da disciplina Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). UFOP, Ouro Preto, MG, 2013.

CHRISTIAN, D. Maps of Time: an Introduction to Big History. Berkeley: University of California Press, 2011.

CYRINO, M. C. C. T.; CORRÊA, J. F. A história da matemática na educação matemática de futuros professores: o problema das quadraturas. Boletim GEPEM (USU), v. 51, p. 45-61, 2007.

______. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de Matemática. Ciência & Educação (UNESP), v. 15, n. 2, p. 413-424, 2009.

GARCIA, F. T. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). UFOP, Ouro Preto, MG, 2013.

HAWKING, S. Os gênios da ciência: sobre os ombros de gigantes - as mais importantes idéias da física e da astronomia. Tradução de Heloíza Beatriz Santos Rocha, Lis Lemos Parreiras Horta Moriconi. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HELLMAN, H. Grandes debates da ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FURINGUETTI, F. Teacher education through the history of mathematics. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, n. 66, p. 131-143, 2007.

MIGUEL, A. et al. História da Matemática em Atividades Didáticas – 2ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

ROSSI, P. O nascimento da ciência moderna na Europa. Tradução de Antonio Angonesi. Bauru/SP: EDUSC, 2001.

SOUTO, R. M. A. Cinema e História da Matemática – entrelaços possíveis. São Paulo: Ed Livraria da Física, 2013.

WUSSING, H. Lecciones de Historia de las Matemáticas. Madrid: Siglo veintiuno editores, 1998.

Downloads

Publicado

2018-09-28