A anexação do Instituto Vacinogênico ao Instituto Butantan e o desenvolvimento das ciências médicas em São Paulo
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar a incorporação do Instituto Vacinogênico do Estado de São Paulo ao Instituto Butantan, em 1925. Considerando os antecedentes dos órgãos e o processo de anexação em si, pretende-se desenvolver hipóteses sobre esse momento da história da saúde paulista. Estabelecidos no início da Primeira República, o Vacinogênico e o Butantan foram essenciais para a agenda de saúde pública de São Paulo, focada em medidas saneadoras para manutenção da economia paulista como locomotiva nacional. Progressivamente, ambos tornaram-se modelo na assistência aos cidadãos e nos estudos das ciências médicas. Numa estratégia de criação de um laboratório que centralizasse toda a produção de imunizantes do Estado, a reforma Paula Souza do Serviço Sanitário Paulista uniu os órgãos na década de 1920. Nesse momento, suas distinções técnico-científicas e a força de seus atores na esfera institucional adquiriram papel central na definição de qual instituto permaneceria uma autarquia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz de Lima Ruschioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).