Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social

Autores

  • Agleice Marques Gama Universidade Federal de Minas Gerais Secretaria Executiva de Educação do Pará
  • Francine Mendes dos Santos Universidade Estadual da Bahia
  • Ranielli Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.52-66

Palavras-chave:

Semiótica greimasiana. Percurso gerativo. Bullying.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor.

Biografia do Autor

  • Agleice Marques Gama, Universidade Federal de Minas Gerais Secretaria Executiva de Educação do Pará
    Graduação em Letras pela UFPA, Especialização em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Textual pela UFPA, Mestrado em Letras pela UFPA, Doutoranda em Linguística Aplicada, Linha de Linguagem e Tecnologia pela UFMG e Professora da SEDUC-PA.
  • Francine Mendes dos Santos, Universidade Estadual da Bahia
    Professora da Universidade Estadual da Bahia e mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ranielli Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

23-04-2012

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia

Como Citar

Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 52–66, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.52-66. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16609. Acesso em: 26 dez. 2024.