Sobre a Revista

Texto Livre é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas críticas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.

Edição Atual

v. 18 (2025): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 29/11/2024

Publicação contínua

Publicado: 29-11-2024

Artigos

  • Impacto da tecnologia na aprendizagem no ensino superior uma revisão sistemática da literatura

    Vicente Gabarda Méndez, Cristina Gabarda Méndez, Nuria Cuevas Monzonís, Andrea Cívico Ariza
    e51463
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51463
  • Redes de comunicação universitária sNOOC para educação midiática de idosos

    Javier Gil-Quintana, Eduardo García Blazquez, José Javier Hueso Romero, Luis Miguel Romero Rodríguez
    e53823
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53823
  • A convergência das artes no gênero discursivo songfic dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital

    Vinicius Viana Busatto, Márcia Helena de Melo Pereira
    e53269
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269
  • Análise de ambiguidade linguística em modelos de linguagem de grande escala (LLMs)

    Lavínia Moraes, Irene Cristina Silvério, Rafael Alexandre Sousa Marques, Bianca de Castro Anaia, Dandara Freitas de Paula, Maria Carolina Schincariol de Faria, Iury Cleveston, Alana de Santana Correia, Raquel Meister Ko Freitag
    e53181
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53181
  • Realidade mista, virtual e aumentada tecnologias para aprendizagem

    Julio Cabero-Almenara, Margarita Rodríguez Gallego, Carmen Llorente-Cejudo
    e49561
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49561
  • Estruturas de apoio às humanidades abertas

    Andrey Anderson dos Santos, Edna Karina Lira, Eliana Maria dos Santos Bahia, Edgar Bisset-Alvarez
    e53776
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53776
  • Entre fatos e relatos as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente

    Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Rosa Vázquez Recio, Franciele Clara Peloso
    e53547
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547
  • Transformação digital no ensino superior sob uma perspectiva internaciona mapeamento sistemático da literatura

    Vannessa Lucía Sandoval Benavides, Maricela López-Ornelas
    e51996
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51996
  • Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling estudo de caso em uma turma de Pedagogia

    Marina Rodrigues da Silva Lopes, Késsia Mileny de Paulo Moura
    e51865
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51865
  • Letramento digital no ensino de língua inglesa uma revisão bibliográfica

    Daniela de Paula Farias, Taisa Pinetti Passoni
    e54765
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54765
  • Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses

    Marta Santos Silva, Adriana Gonçalves, Ricardo Morais
    e55812
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812
  • Uma avaliação de abordagens de aprendizado de máquina em ambientes educacionais uma revisão sistemática da literatura

    Lucio Agostinho Rocha
    e54910
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54910
  • Videoaulas e produção de artigo acadêmico o que é ensinado?

    Gabriel Nicolau de Souza, Elizabeth Maria da Silva
    e55494
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55494
  • No rastro dos conceitos de competência digital docente

    Monalisa Pivetta da Silva; Nathalie Assunção Minuzi
    e54501
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54501
  • Atitudes e percepções o papel da inteligência artificial na formação de futuros professores de línguas estrangeiras do ensino secundário

    Noelia Mª Galán-Rodríguez, María Bobadilla-Pérez, Eduardo Barros-Grela
    e51692
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51692
  • Validação de uma lista de verificação para o projeto de uma Nubeteca

    Blanca Florido Zarazaga, Manuel Francisco Romero Oliva
    e54211
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54211
  • Proposta de modelo para votação eletrônica utilizando Blockchain e Contratos Inteligentes

    José Alves de Lima Neto, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e50815
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.50815
  • Padlet mural digital para melhorar o processo de ensino-aprendizagem no nível superior?

    Ricardo-Adán Salas-Rueda, Eduardo Domínguez-Herrera, Ricardo Castañeda-Martínez
    e49123
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49123
  • Metodologias educacionais e tradução audiovisual didática resultados de uma implementação de dublagem e legendagem combinadas em uma turma do Ensino Fundamental com o método Montessori

    Edurne Goñi-Alsúa, Galder Rejas Vicente
    e51717
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51717
  • Perfil dos grupos de pesquisa no Piauí entrelaçando linhas de saberes

    Márcio Nannini da Silva Florêncio, Romario Martins de Sousa, Benedita Marta Gomes Costa
    e54310
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54310
  • A netnografia na investigação linguística

    Marco Lovón
    e46890
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.46890
  • O software “AutorIA” análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia

    Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Fernando Augusto Teixeira
    e55336
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336
  • Emergência da extensão universitária digital boas práticas e direcionamentos

    João Alexandre Peschanski, Amanda Chevtchouk Jurno, Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
    e56372
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56372
  • Proposta de algoritmo de classificação automática de papéis semânticos em português no âmbito do modelo Abstract Meaning Representation

    Jackson Wilke da Cruz Souza, Pedro Semcovici, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
    e55346
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55346
  • Tecnologias assistivas aplicadas à educação matemática inclusiva para estudantes com Transtorno de Espectro Autista nos anos iniciais do ensino fundamental

    Camila Rezende Oliveira, Cjanna Vieira Lopes, Guilherme Saramago de Oliveira
    e56096
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56096
  • Verso romântico? Revisitando o decassílabo sáfico com ferramentas digitais

    Gabriel Esteves, Leandro Scarabelot, Ana Paula Nunes de Sousa
    e55787
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55787
  • Teletandem no Brasil uma descrição dos cenários de aprendizagem em instituições brasileiras

    Laura Rampazzo
    e57003
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.57003

Resenhas críticas

  • Resenha de Hacking hybrid media: power andpractice in an age of manipulation

    Joao Carlos Sousa
    e56424
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56424

Dossiê 2025: Contribuições das tecnologias para novas abordagens didáticas no ensino de línguas estrangeiras e tradução em situações de pandemia e pós-pandemia

Ver Todas as Edições