Softwares de transcrição como auxílio para as pesquisas com enfoque multimodal no processo de aquisição da linguagem

Autores

  • Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Paula Michely Soares da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.77-93

Palavras-chave:

interação e tecnologias, softwares de transcrição, aquisição da linguagem.

Resumo

RESUMO:Através do presente trabalho, almeja-se contribuir com as pesquisas realizadas no âmbito das análises em Aquisição da Linguagem, identificando de que forma dois softwareslivres, de transcrição de dados, podem auxiliar a organização e a análise das interações comunicativas em uso natural com base na multimodalidade. A abordagem multimodal em Aquisição da Linguagem propõe que gestos e produções vocais não podem ser dissociados e compõem uma matriz única de significação (KENDON, 1982, 2000, 2004; McNEILL, 1985, 1992, 2000). Para tal, os programas Eudico Language Annotator (ELAN) e o Computerized Language ANalysis (CLAN) são apresentados. OELAN, desenvolvido pelo Max Planck Institute for Psycholinguistics, é um software de transcrição que tem o objetivo de auxiliar a anotação de dados sobre gravações de áudio ou vídeo. Esse programa foi desenvolvido para a análise linguística, podendo englobar além dos dados da linguagem, anotações sobre gestos. É por isso que o software é atrativo às pesquisas multimodais, pois possibilita o exame do verbal, não verbal e contextual. O CLANé umsoftware que permite a realização de anotações simultâneas de fala, gestos e elementos contextuais observados em interações comunicativas. Ele permite análises que abrangem a contagem de frequência, pesquisas de palavra, análises de coocorrência, contagens MLU (Mean Length of Utterance – Extensão Média do Enunciado), mudanças de texto e análise morfossintática (MacWhinney, 2000). De modo geral, espera-se colaborar com pesquisas na área da linguagem, que analisam seu corpus sob a perspectiva multimodal.

PALAVRAS-CHAVE: interação e tecnologias; softwares de transcrição; aquisição da linguagem.

  

ABSTRACT: Through this work, it aims to contribute to the research carried out under the analysis in language acquisition, through the presentation of two data transcription free software that assist the organization and analysis of communicative interactions in natural use. The multimodal approach Language Acquisition proposes that gestures and vocal productions can not be dissociated and form a single matrix of meaning (KENDON, 1982, 2000, 2004; McNEILL, 1985, 1992, 2000). For this, it presented the Eudico Linguistic Annotator and the Computerized Language Analysis programs. The ELAN, developed by Max Planck Institute for Psycholinguistics, is a transcription software aims to assist data recording on audio or video recordings.This software was developed for linguistic analysis, which may cover beyond data language, notes about gestures. Because of this the software is attractive to multimodal research, since it allows the examination of verbal, nonverbal and contextual. CLAN is a software that allows the realization of simultaneous speech notes, gestures and contextual elements observed in communicative interactions. It enables analysis that cover the frequency count, word searches, co-occurrence analysis, MLU (Mean Length of Utterance) counts, text changes and morphosyntactic analysis (MacWhinney, 2000). Overall, it is expected to cooperate with research in the area of language, which analyze your corpus in multimodal perspective.

KEYWORDS: interaction and technologies; transcription softwares; language acquisition.

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Biografia do Autor

Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Linguística através do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING/UFPB (2014). Cursando doutorado em Linguística (PROLING/UFPB) tendo como área o Processamento Linguístico e foco de pesquisa em Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos.

Paula Michely Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba e bolsista Capes. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba no ano de 2014. Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, multimodalidade, interação, interação mãe-bebê, gestos, tipologia gestual, produções vocais, gesticulação, holófrase, fluência, fluência multimodal, (dis) fluência e desvios da linguagem.

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

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Publicado

13-07-2016

Como Citar

GOMES DE MELO BEZERRA, J. T.; SOARES DA SILVA, P. M.; CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE, M. Softwares de transcrição como auxílio para as pesquisas com enfoque multimodal no processo de aquisição da linguagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 1, p. 77–93, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.1.77-93. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16715. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia