O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS TÉCNICOS DE UM INSTITUTO FEDERAL

DUALIDADES E OPORTUNIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.21693

Palavras-chave:

Ensino, Empreendedorismo, Educação profissional e tecnológica

Resumo

No contexto de mudanças atual, a educação profissional e tecnológica é tensionada a ultrapassar um treinamento operacional e economicista, na direção de saberes práticos fundamentados em conhecimento científico e tecnológico e em competências gerais mais consistentes, abarcadoras também dos elementos humano, social e ecológico. Considerando essa tensão existente dentro de conhecimentos ou disciplinas específicas, que podem ser tratadas com um viés meramente empresarial ou com um viés mais amplo, o objetivo principal deste estudo é compreender de que forma o ensino de empreendedorismo está sendo abordado nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ofertados presencialmente por um instituto federal da Região Sudeste do Brasil. O presente estudo possui características descritivas e foi realizado a partir da análise documental dos projetos pedagógicos dos respectivos cursos técnicos. Como resultado, percebeu-se que, apesar da elevada diversidade quanto aos eixos tecnológicos, impera a escolha por um formato de curso, e ainda que 75% desses eixos têm o empreendedorismo presente em 100% de seus correspondentes cursos no IF estudado. Todavia, o viés presente é exclusivamente empresarial, o qual não observa questões sociais, humanas e ambientais. Diante da disseminação e tipificação principal utilizada para abordar o empreendedorismo, acredita-se ser relevante a discussão sobre o tema, visando-se à formação de pessoas social, ecológica e economicamente mais responsáveis.

Biografia do Autor

  • Normelena Diniz de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

    Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, campus Montes Claros, Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Graduação em Administração pela FAVAG – Faculdade Vale do Gorutuba. Professora no IFNMG, campus Pirapora

  • Edson Antunes Quaresma Junior, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI / Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Graduação em Administração pela Unimontes. Professor no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Salinas.

  • Bruna Mendes Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

    Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Graduações em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, campus Salinas e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

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Publicado

2022-05-27

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ARTIGOS

Como Citar

O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS TÉCNICOS DE UM INSTITUTO FEDERAL: DUALIDADES E OPORTUNIDADES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 139–154, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.21693. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/21693. Acesso em: 23 dez. 2024.

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