RELAÇÃO ENTRE PROCESSO DE INGRESSO E EVASÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25904

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ingresso, Evasão

Resumo

A implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a expansão dos Institutos Federais pela lei nº 11.892/2008 ampliaram o número de matrículas e de cursos nos estados brasileiros. Entretanto, a instituição vem apresentando elevados índices de evasão. Nesse contexto, o presente artigo objetiva analisar pesquisas empíricas que abordem de alguma forma as possíveis relações estabelecidas entre os procedimentos adotados no processo de ingresso das referidas instituições e que possam estar afetando a evasão/permanência dos estudantes. Assim, a modalidade principal de pesquisa é a análise de conteúdo realizada pela consulta de diferentes descritores nos portais da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, no período de 2010 a 2020. Os resultados revelam que as principais causas da evasão dos estudantes estão relacionadas a aspectos de ordem pessoal, pedagógicos, e também ao desconhecimento do conteúdo programático e do perfil de egresso. Defende-se que muitas das causas de evasão apontadas podem ser revertidas, qualificando-se o processo de ingresso. Conclui-se, portanto, que as instituições da EPT podem melhorar a relação que estabelece com os estudantes-trabalhadores, qualificando os procedimentos de ingresso e demais condições relacionadas à permanência, sucesso e progressão desses sujeitos.

Biografia do Autor

  • Daiana da Rosa Ferreira, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (PROFEPT) - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Gestão Pública na EPT (IFSC). Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

  • Salete Valer, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como docente em cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos, Ensino Médio, Cursos de Tecnologia e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT).

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Publicado

2022-02-03

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

RELAÇÃO ENTRE PROCESSO DE INGRESSO E EVASÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 165–180, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.25904. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25904. Acesso em: 23 dez. 2024.

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