ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA DIMENSÃO CENTRAL DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.33775Palavras-chave:
Alfabetização e educação básica, Educação de adultos, Educação popularResumo
Tendo como ponto de partida a investigação realizada no quadro de um doutoramento, procede-se a uma análise do processo de alfabetização e educação básica dos adultos em Portugal, no período que decorre entre os anos trinta do século XIX e meados da década de oitenta do século XX. Os autores partem de um marco teórico que reconhece a impossibilidade de uma educação neutra ou apolítica, situando-se numa perspectiva crítica relativamente a perspectivas pedagogistas, economicistas ou meramente gestionárias do fenómeno educativo. A investigação baseou-se num processo de pesquisa e análise documental, a partir de fontes primárias e secundárias, e num trabalho de análise e discussão da literatura educativa e pedagógica existente sobre o tema em apreço. O trabalho desenvolvido permitiu efetuar uma caracterização dos períodos, das iniciativas ou etapas determinantes do seu percurso histórico, da sua integração nos contextos mais amplos das diversas dimensões da educação de adultos e da educação popular, de que é parte integrante; permitiu igualmente evidenciar os laços estruturais entre o processo de alfabetização e educação básica e os processos de industrialização e urbanização da sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, bem como dar conta das tensões, dos conflitos e ambiguidades que este processo suscitou nos diversos grupos e classes sociais e nas instituições que os representaram.
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