QUALIDADE E DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR

RELATO E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9862

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Administração escolar, Avaliação, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre efeitos do desenvolvimento do paradigma da qualidade na configuração dos modos de se pensar a administração e a avaliação no campo educativo. Multiplicam-se os gabinetes de controlo da qualidade e da melhoria contínua, os quais, mais do que promover a qualidade dos processos se ocupam da melhoria dos indicadores burocráticos de “qualidade” que eles próprios construíram com régua e esquadro. Essas reflexões são também a partir da experiência do autor como Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Ensino Superior em Portugal. Junto a isso, discute-se sobre o exercício das funções de direção procurando realçar a possibilidade de desenvolver dinâmicas tendencialmente alternativas às lógicas dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alberto Correia, Universidade do Porto (UP)

Doutor em Ciências da Educação pela Université de Bordeaux II, mestre em Ciências da Educação – Université de Bordeaux II e licenciado em Engenharia Electrotécnica – FEUP. Professor catedrático do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Referências

CORREIA, José Alberto. Paradigmas e cognições no campo da administração educacional: das políticas de avaliação à avaliação como política. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 456-466, Dec. 2010.

MIT. The Third Revolution. The Convergence of the Life Sciences, Physical Sciences, and Engineering. Washington: Massachusetts Institute of Technology, 2011.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SERRES, Michel. Polegarzinha (Tradução de Jorge Bastos). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

CORREIA, J. A. QUALIDADE E DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR : RELATO E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 251–265, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9862. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9862. Acesso em: 7 maio. 2021.