QUALIDADE E DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR
RELATO E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9862Palavras-chave:
Qualidade da educação, Administração escolar, Avaliação, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre efeitos do desenvolvimento do paradigma da qualidade na configuração dos modos de se pensar a administração e a avaliação no campo educativo. Multiplicam-se os gabinetes de controlo da qualidade e da melhoria contínua, os quais, mais do que promover a qualidade dos processos se ocupam da melhoria dos indicadores burocráticos de “qualidade” que eles próprios construíram com régua e esquadro. Essas reflexões são também a partir da experiência do autor como Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Ensino Superior em Portugal. Junto a isso, discute-se sobre o exercício das funções de direção procurando realçar a possibilidade de desenvolver dinâmicas tendencialmente alternativas às lógicas dominantes.
Downloads
Referências
CORREIA, José Alberto. Paradigmas e cognições no campo da administração educacional: das políticas de avaliação à avaliação como política. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 456-466, Dec. 2010.
MIT. The Third Revolution. The Convergence of the Life Sciences, Physical Sciences, and Engineering. Washington: Massachusetts Institute of Technology, 2011.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SERRES, Michel. Polegarzinha (Tradução de Jorge Bastos). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.