CRISE DA ESCOLA E OS DISPOSITIVOS DE COMPENSAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES / The bad moment of school and the theachers identity change
Palavras-chave:
Educação, Crise na escolaResumo
Na realidade, se no plano político tem-se assistido à uma tendência para que o professor deixe de ser o principal sujeito do funcionamento do sistema, para se tornar seu elo mais fraco, no campo da produção de narrativas científicas em educação. Além dessa posição, constata-se a existência de outra que, paradoxalmente, se contrapõe à primeira, pois, considera o professor como o principal lócus pela produção das suas práticas profissionais. Assim, esse discurso exaltante do professor que põe em destaque a sua capacidade inventiva, o seu envolvimento afectivo e a sua capacidade de produzir saberes profissionais particularmente complexos; essa posição é contemplada por um importante conjunto de trabalhos de investigação que procuram colocar o professor como intelectualreflexivo e estão centradas em torno de preocupações relacionadas com o pensamento e a prática do professor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-24
Como Citar
CORREIA, J. A. CRISE DA ESCOLA E OS DISPOSITIVOS DE COMPENSAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES / The bad moment of school and the theachers identity change. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 31–52, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8585. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS