SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges

Autores

  • Cezar Luiz De Mari UFV

Palavras-chave:

Escola, Conhecimento, Sociedade do Conhecimento

Resumo

Buscamos analisar o fenômeno chamado sociedade do conhecimento e sua vinculação com a escola a partir de documentos e fontes bibliográficas. Compreendemos que a escola se constitui como instituição estratégia em cada sociedade na legitimação dos valores, símbolos e concepções consideradas válidas. De outra forma, a própria escola exerce um papel contraditório em absorver e universalizar interesses particulares como expressões sociais manifestadas neste estudo na sua relação com o ideário sociedade do conhecimento. Concluímos com a ideia de que a formação escolar não se resume à ampliação do acesso às TICs, e tampouco na absorção acrítica de ideários passageiros, mesmo que as tendências de cada período busquem enquadrá-la dentro do que compreendem como válido. Reafirmamos o trabalho como princípio educativo e como mediação da subjetividade e da objetividade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Luiz De Mari, UFV

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de filosofia, educação e política educacional. Membro dos grupos de pesquisa Educação e Trabalho/UFOP e Educação e meio ambiente/UFV.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

DE MARI, C. L. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 71–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.