SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges

Auteurs

  • Cezar Luiz De Mari UFV

Mots-clés :

Escola, Conhecimento, Sociedade do Conhecimento

Résumé

Buscamos analisar o fenômeno chamado sociedade do conhecimento e sua vinculação com a escola a partir de documentos e fontes bibliográficas. Compreendemos que a escola se constitui como instituição estratégia em cada sociedade na legitimação dos valores, símbolos e concepções consideradas válidas. De outra forma, a própria escola exerce um papel contraditório em absorver e universalizar interesses particulares como expressões sociais manifestadas neste estudo na sua relação com o ideário sociedade do conhecimento. Concluímos com a ideia de que a formação escolar não se resume à ampliação do acesso às TICs, e tampouco na absorção acrítica de ideários passageiros, mesmo que as tendências de cada período busquem enquadrá-la dentro do que compreendem como válido. Reafirmamos o trabalho como princípio educativo e como mediação da subjetividade e da objetividade social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cezar Luiz De Mari, UFV

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de filosofia, educação e política educacional. Membro dos grupos de pesquisa Educação e Trabalho/UFOP e Educação e meio ambiente/UFV.

Téléchargements

Publiée

2012-03-01

Comment citer

DE MARI, C. L. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 71–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8721. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

> >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.