SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges
Keywords:
Escola, Conhecimento, Sociedade do ConhecimentoAbstract
Buscamos analisar o fenômeno chamado sociedade do conhecimento e sua vinculação com a escola a partir de documentos e fontes bibliográficas. Compreendemos que a escola se constitui como instituição estratégia em cada sociedade na legitimação dos valores, símbolos e concepções consideradas válidas. De outra forma, a própria escola exerce um papel contraditório em absorver e universalizar interesses particulares como expressões sociais manifestadas neste estudo na sua relação com o ideário sociedade do conhecimento. Concluímos com a ideia de que a formação escolar não se resume à ampliação do acesso às TICs, e tampouco na absorção acrítica de ideários passageiros, mesmo que as tendências de cada período busquem enquadrá-la dentro do que compreendem como válido. Reafirmamos o trabalho como princípio educativo e como mediação da subjetividade e da objetividade social.Downloads
Published
2012-03-01
Issue
Section
ARTIGOS
License
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.How to Cite
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 71–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8721. Acesso em: 22 dec. 2024.