PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA: PRONATEC, PNE E DCNEMs
Palavras-chave:
Educação Profissional, Pronatec, Mercado da Formação.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os riscos e perspectivas da educação profissional no Brasil no governo Dilma, tendo como quadro teórico a formulação marxiana sobre as categorias tempo e mercadoria e suas repercussões no processo formativo no contexto da crise do estado e do capital que podem levar o governo atual a não garantir profissionalização e Ensino Médio público de qualidade a fazer a formação profissional para o mercado via mercado da formação, destinando parte do fundo público por meio de bolsas de estudo para o setor privado e Sistema “S”. Trata-se de uma pesquisa documental sobre os as diretivas contidas no PRONATEC, PNE E novas DCNEMs, indica nos seus resultados que a expansão da rede federal de Educação Profissional e o acesso ao Ensino Médio como direito social está ameaçado por uma estratégia privatizante e mercantil de atendimento às demandas econômicas e pressões sociais por mais vagas no Ensino Técnico.