AVANÇOS E RETROCESSOS DAS REFORMAS CURRICULARES NA REDE FEDERAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.46110

Palavras-chave:

Rede Federal, Reformas Curriculares, Educação Profissional

Resumo

A presente pesquisa parte do pensamento crítico de orientação marxista para delinear avanços e retrocessos das reformas curriculares da rede federal de ensino. Para tanto, tomamos como referência temporal as modificações curriculares que se iniciam em 1909 e que se realizam até 2021 e que percorrem desde as Escolas de Aprendizes Artífices ao CEFET/RJ. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, chegamos a uma análise documental para construir um quadro histórico-legal que sintetiza a trajetória das reformas curriculares da rede federal de ensino. Constatamos que muitas são as mediações e contradições que se estabelecem ao longo do tempo, que integram ou desintegram o ensino médio e profissional. Como mediações compreendemos as conquistas que acarretam a aproximação dos elementos do ensino técnico e do ensino médio, incidindo na integração curricular. Enquanto as contradições são o conjunto de ameaças que desidratam a formação humana integral, ampliam as ações de privatização e o desfinanciamento do ensino da rede federal de ensino.

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Biografia do Autor

Samantha Rodrigues de Oliverira Verçoza Costa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Historiografia da Educação Profissional pela mesma universidade. Atua como docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DEPS/CE/UFES), integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES; integra o Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE/UFF), o Grupo de Pesquisa Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE/UFF), o Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional e o Grupo de Pesquisa "EM pesquisa".

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

COSTA, S. R. de O. V.; LIMA, M. AVANÇOS E RETROCESSOS DAS REFORMAS CURRICULARES NA REDE FEDERAL DE ENSINO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 76–89, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.46110. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46110. Acesso em: 30 jun. 2024.

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