PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA: PRONATEC, PNE E DCNEMs

Autores/as

  • Marcelo Lima UFES

Palabras clave:

Educação Profissional, Pronatec, Mercado da Formação.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar os riscos e perspectivas da educação profissional no Brasil no governo Dilma, tendo como quadro teórico a formulação marxiana sobre as categorias tempo e mercadoria e suas repercussões no processo formativo no contexto da crise do estado e do capital que podem levar o governo atual a não garantir profissionalização e Ensino Médio público de qualidade a fazer a formação profissional para o mercado via mercado da formação, destinando parte do fundo público por meio de bolsas de estudo para o setor privado e Sistema “S”. Trata-se de uma pesquisa documental sobre os as diretivas contidas no PRONATEC, PNE E novas DCNEMs, indica nos seus resultados que a expansão da rede federal de Educação Profissional e o acesso ao Ensino Médio como direito social está ameaçado por uma estratégia privatizante e mercantil de atendimento às demandas econômicas e pressões sociais por mais vagas no Ensino Técnico.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Lima, UFES
    Pedagogo pela UFES e Doutor em Educação pela UFF, é professor adjunto do CE da UFES

Publicado

2012-09-11

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA: PRONATEC, PNE E DCNEMs. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 73–91, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8736. Acesso em: 24 dec. 2025.

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