ABORDAGENS DO TRABALHO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LAZER / Approaches of work in the brazilian academic research production in the field of leisure

Autores

  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG
  • Maria Rita Neto Sales Oliveira CEFET-MG
  • Antônia Vitória Soares Aranha FaE/UFMG

Palavras-chave:

Trabalho, Lazer, Tempo de trabalho/Tempo Livre

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as abordagens do trabalho presentes na produção acadêmica brasileira sobre o lazer, no períodos de 1989 a 1999, e confrontar esse quadro com o período posterior até o ano de 2011. Considera-se, inicialmente, um estudo qualitativo do tipo bibliográfico, cujo caráter de abordagem do estado da arte permitiu evidenciar o estado do conhecimento no campo dos estudos do lazer, no primeiro período, que é colocado em perspectiva a seguir com relação à produção acadêmica publicada pela Revista Licere, do CELAR/UFMG. São abordados os estudos e autores que fundamentam essa produção acadêmica e explicitados aspectos inerentes às discussões de temáticas relacionadas aos estudos do lazer, indicando a permanência de um quadro, no qual as abordagens do trabalho, com uma ou outra variação e/ou avanço em relação às criticas e análises, são: o trabalho produtivo e o ‘novo' trabalho produtivo e o trabalho como ação humana concreta, esta última como uma possibilidade tácita nas análises do primeiro período considerado. O quadro analisado, considerando as abordagens de lazer encontradas, provoca algumas indagações, diante das quais se pondera que o que se mostra pode revelar que tudo é como se pensa que é. Mas pode também revelar formas e entendimentos que nem as leituras e projeções de um devir do trabalho concreto, emancipador, nem aquelas outras de um trabalho real, provavelmente abstrato, produtivo, alienado e alienante, deram conta de evidenciar. Pergunta-se se o mesmo estaria ocorrendo no lazer e apontam-se algumas pistas para seguir no aprofundamento da discussão, no sentido de pensar, elaborar e agir, avançar para além dos limites teóricos que definem o campo acadêmico e se definem nele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG

Doutorando em Educação no PPGE/FaE/UFMG, Professor do CEFET-MG.

Maria Rita Neto Sales Oliveira, CEFET-MG

Doutora em Filosofia pela Florida State University, Pós-doutorado na PUC/SP, áreas: Currículo, Ensino e Educação profissional (Trabalho e Educação). Professora do CEFET-MG.

Antônia Vitória Soares Aranha, FaE/UFMG

Doutora em Educação pela PUC/SP. Pró-Reitora de Graduação e Professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Como Citar

GUIMARÃES, A. V.; OLIVEIRA, M. R. N. S.; ARANHA, A. V. S. ABORDAGENS DO TRABALHO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LAZER / Approaches of work in the brazilian academic research production in the field of leisure. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 83–113, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8748. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>