POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach

Autores

  • Maria Rita Neto Sales Oliveira CEFET-MG
  • Isabel Carvalho Viana Universidade do Minho

Palavras-chave:

Políticas de educação profissional, globalização, desafios na educação profissional

Resumo

O objetivo do texto é contribuir para o entendimento de políticas curriculares para a educação Profissional Técnica de nível médio (EP), no Brasil, salientando-se desafios a serem superados, para um tratamento da EP comprometida com a inclusão social. Nesse sentido, analisam-se documentos oficiais, tendo-se por pano de fundo o contexto da globalização e a sua expressão no campo da EP. Tendo-se por marco inicial a segunda metade da década de 1990, a análise mostra que as políticas em pauta são permeadas pelo predomínio das condições de se afirmar ou de se negar o ajuste à globalização. A partir do final da primeira metade da década de 2000, no âmbito dos marcos regulatórios, as políticas são reguladas pela ênfase na afirmação e negação, agora simultâneas, desse ajuste. Além disso, registra-se que, via de regra, as políticas gerais da EP no Brasil caracterizam-se pelo seu caráter impositivo, que implica a sua definição por meio de Decretos. A partir da  década passada, esse caráter encontra-se mediado pela categoria de conciliação. Tendo sido apresentado em uma Conferência Internacional, o texto é seguido de um comentário, na forma descontraída que este consente. Com um olhar enfileirado pela dinâmica do fenómeno da globalização, destacam-se inquietações e perspectivas em torno da problemática trazida pelo texto que não deixa de implicar uma singular acuidade e uma necessidade de descobrir respostas para os desafios do presente com visão de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Neto Sales Oliveira, CEFET-MG

Departamento de Educação do CEFET-MG. Professora do Programa de Formação Pedagógica de Docentes e do Mestrado em Educação Tecnológica

ENDEREÇO NO BRASIL:
AV. Bernardo de Vasconcelos, 2550/204. CEP 31 160-440 - Bairro Ipiranga, Belo Horizonte, MG - Brasil

ENDEREÇO EM PORTUGAL:
Praça Monsenhor Elísio Fernandes Araújo, n. 9 - 6º esquerdo. 4715-315 - Braga -Portugal

Isabel Carvalho Viana, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educacional do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Licenciada em Ciências da Educação, Mestre em Educação/Desenvolvimento Curricular, Doutora em Educação/Desenvolvimento Curricular.

ENDEREÇO POSTAL: Rua São Gonçalo, n. 1180, 1º direito. 4835-105 - Guimarães. Portugal

Downloads

Publicado

2012-09-11

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. N. S.; VIANA, I. C. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA / Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 43–62, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8898. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.