GESTÃO DO TRATAMENTO DA ÁGUA NO SETOR PÚBLICO: NORMAS, VALORES E SABERES (IN)VISIBILIZADOS / Management of water treatment in the public sector: rules, values and knowledge invisibilised

Autores

  • Ângela Beatriz Cavalli UNISINOS
  • Maria Clara Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Serviço público, Atividade de trabalho, Saberes e valores

Resumo

A gestão do trabalho de tratamento da água no setor público, sob a ótica da atividade de trabalho, é o objeto de reflexão do artigo. Os resultados da pesquisa que objetivou compreender a atividade de trabalho dos responsáveis pelo tratamento de água num contexto de intensificação de normas - ISO 9000 - no setor público embasam este artigo. A pesquisa analisa a circulação de saberes e valores que acontece na gestão da atividade cotidiana de trabalho de operadores de estação de tratamento da água, com apoio teórico-metodológico da abordagem ergológica. A investigação permitiu revelar o compromisso dos servidores com a garantia da potabilidade da água, identificando-se com o cumprimento da normatização do Ministério da Saúde. Revelou, também, que inúmeros saberes e estratégias, não previstos na norma (ISO), são criados cotidianamente pelos trabalhadores com base na responsabilidade que têm com a oferta de água de qualidade para a população da cidade. Este artigo dá destaque, portanto, à percepção dos trabalhadores sobre a certificação ISO e sobre a Portaria n. 2.914/2011, do Ministério da Saúde, relacionadas respectivamente à qualidade do processo de trabalho e da água e os desafios enfrentados por eles para garantir a potabilidade da água. A certificação ISO é percebida, por um lado, como oportunidade de visibilização formal de parte de rotinas já realizadas e, por outro, como maior controle sobre o trabalho dos servidores. Os achados sugerem que a formação continuada de servidores públicos, que tratam de serviços essenciais à população, deve considerar sobremaneira o ponto de vista da atividade de trabalho como fundamental para a sua plena realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Beatriz Cavalli, UNISINOS

Doutora e Mestre em Educação, ambos pela UNISINOS, Graduação em Letras pela PUCRS e em Administração pela Faculdade São Judas Tadeu/RS.

Maria Clara Bueno Fischer, UFRGS

Doutora em Educação pela University of Nothingham. Pós-doutora em Formação de Adultos pela Universidade de Lisboa. Professora adjunta da Faculdade de Educação e PPGEDU da UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

CAVALLI, Ângela B.; FISCHER, M. C. B. GESTÃO DO TRATAMENTO DA ÁGUA NO SETOR PÚBLICO: NORMAS, VALORES E SABERES (IN)VISIBILIZADOS / Management of water treatment in the public sector: rules, values and knowledge invisibilised. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 165–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9243. Acesso em: 17 out. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.