GESTÃO DO TRATAMENTO DA ÁGUA NO SETOR PÚBLICO: NORMAS, VALORES E SABERES (IN)VISIBILIZADOS / Management of water treatment in the public sector: rules, values and knowledge invisibilised
Palavras-chave:
Serviço público, Atividade de trabalho, Saberes e valoresResumo
A gestão do trabalho de tratamento da água no setor público, sob a ótica da atividade de trabalho, é o objeto de reflexão do artigo. Os resultados da pesquisa que objetivou compreender a atividade de trabalho dos responsáveis pelo tratamento de água num contexto de intensificação de normas - ISO 9000 - no setor público embasam este artigo. A pesquisa analisa a circulação de saberes e valores que acontece na gestão da atividade cotidiana de trabalho de operadores de estação de tratamento da água, com apoio teórico-metodológico da abordagem ergológica. A investigação permitiu revelar o compromisso dos servidores com a garantia da potabilidade da água, identificando-se com o cumprimento da normatização do Ministério da Saúde. Revelou, também, que inúmeros saberes e estratégias, não previstos na norma (ISO), são criados cotidianamente pelos trabalhadores com base na responsabilidade que têm com a oferta de água de qualidade para a população da cidade. Este artigo dá destaque, portanto, à percepção dos trabalhadores sobre a certificação ISO e sobre a Portaria n. 2.914/2011, do Ministério da Saúde, relacionadas respectivamente à qualidade do processo de trabalho e da água e os desafios enfrentados por eles para garantir a potabilidade da água. A certificação ISO é percebida, por um lado, como oportunidade de visibilização formal de parte de rotinas já realizadas e, por outro, como maior controle sobre o trabalho dos servidores. Os achados sugerem que a formação continuada de servidores públicos, que tratam de serviços essenciais à população, deve considerar sobremaneira o ponto de vista da atividade de trabalho como fundamental para a sua plena realização.