Editorial 24.3
Palavras-chave:
Editorial, Trabalho e educação, AnpedResumo
Uma das sessões do GT 09 Trabalho e Educação, durante a 37ª Reunião Anual da Anped, realizada na UFSC, em Florianópolis, de 4 a 8 de outubro último, versou sobre os periódicos no campo de estudos trabalho e educação. A intenção era reunir os(as) representantes das revistas que publicam, especificamente, a produção acadêmica nesse campo de estudos para discutir as possibilidades e alternativas de uma articulação em torno de fortalecer e dar maior sustentação a essa produção. Dos periódicos convidados, a Revista Trabalho & Educação era um dos dois presentes ao encontro e parte da história da revista, de sua trajetória, de como o periódico participa, desde o seu início, na potencialização e divulgação da produção que trata das problemáticas trabalho e educação, foi colocada em pauta. Desse encontro, importa destacar dois pontos da discussão realizada pelos presentes.
O primeiro diz respeito a um ponto de convergência que fosse capaz de aglutinar e dar maior visibilidade à produção acadêmica do campo de estudos trabalho e educação. Já na sua segunda edição, em 1997, a Revista Trabalho & Educação, como resultado de uma deliberação da reunião do GT Trabalho e Educação, durante a 19ª Reunião Anual da Anped, assumiu a tarefa de publicar os informes dos núcleos de estudos sobre trabalho e educação no Brasil. Pretendia-se, conforme indicado pelo Comitê Editorial (1997, p.160), contribuir para um “maior intercâmbio entre os mesmos e facilitar a troca de experiências sobre as atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes a esta temática”...